:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

25 de outubro de 2016 • 11h52 • atualizada 25 de outubro de 2016
Diferenças de tipos de avaliações das principais bancas de concurso público

Diferenças de tipos de avaliações das principais bancas de concurso público

Concursos públicos

Há vários aspectos que marcam a diferença na preparação de um concurseiro. É preciso dedicação e disciplina nos estudos para maximizar as chances de ser aprovado, avaliar questões de concursos anteriores, assistir materiais sobre concursos e estudar os editais detalhadamente. E, para complementar, é fundamental saber qual foi a instituição que organizou o concurso, assim como a prova.

Este último talvez seja um dos mais importantes. Da mesma forma como nos preparamos para uma entrevista de empresa, também devemos saber “de onde vem” a prova. Cada organizadora tem critérios diferentes, aborda o conteúdo à sua maneira e inclusive corrige de acordo com suas características. O fato é: conhecer a banca examinadora é decisivo na hora de passar pela avaliação.

FCC - Fundação Carlos Chagas

Responsável pela organização de concursos de várias esferas: municipais, estaduais e inclusive federais. Apresenta perguntas de muita objetividade e sem muitos “enigmas”. É importante ficar de olho aberto para as avaliações de português e às questões de direito. O material é bem nivelado e requer um alto grau de análise e conhecimento pleno das leis.

Costuma abordar todos os itens do edital e a apresentação das questões é objetiva. Apesar de não ter muitos mistérios, é bom você ficar atento à inversão das perguntas, quando pede para marcar a alternativa errada, e não a certa.

Fundação Getúlio Vargas

A FGV é responsável pela organização de editais das Câmaras Municipais, Secretarias e também Prefeituras. Além disso, também se encarrega da avaliação da Ordem dos Advogados do Brasil. Sua maior característica é a imprevisibilidade, todos os anos, milhares de concurseiros são surpreendidos.

Costuma usar grandes textos na avaliação de Português que dão base às questões de interpretação. Na disciplina principal, Direito, recorrem a casos práticos e perguntas que envolvem várias disciplinas, podendo apresentar as leis em si.

Cesgranrio

Uma das características que define os exames da Cesgranrio é a proporcionalidade na divisão das matérias. Praticamente tudo que você vir no edital vai ser cobrado, então é fundamental prestar atenção a tudo que o conteúdo programático apresente.

Não é dos exames mais difíceis e se caracteriza por separar cada avaliação por disciplina. Há muitos gráficos e conteúdo visual nas perguntas sobre atualidades, interpretação e raciocínio lógico. Uma boa pedida é praticar com provas antigas, já que esta é uma organizadora que sempre pede questões que já foram utilizadas.

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília - Cespe

Esta é a organizadora que causa maior pânico nos concurseiros. Apresenta questões multidisciplinares e com um altíssimo grau de complexidade. Diferente das outras bancas, exige respostas fornecendo as variações de “certa ou errada”.

É importante dar muita atenção à possibilidade de erro, já que a Cespe anula os acertos com cada questão que você errar. O lado bom é que uma leitura dedicada e com bastante atenção pode ajudar a solucionar questões que o candidato não tem conhecimentos suficientes.

A Cespe também se caracteriza por não exigir todos os conteúdos divulgados no edital. Isso pode ajudar quem não estudou tudo ou prejudicar os que se dedicaram a repassar todas as matérias na íntegra. Esta banca é a organizadora dos principais concursos do território nacional: Banco Central, Tribunal de Contas da União, Ministério Público da União, Fundação Universidade de Brasília, Ancine, Anatel, etc.

Escola de Administração Fazendária - Esaf

A Esaf pode lembrar a Cespe, pois igualmente desenvolve uma avaliação com múltiplas escolhas, mas não anula os acertos quando uma questão é mal respondida. Mesmo assim, as perguntas costumam ter uma complexidade profunda e amarrar seu raciocínio entre várias disciplinas. Destaque para a abordagem de temas que não são comuns em outras bancas de concurso público e com conteúdo polêmico.

Estude na Microlins!

Dê seu primeiro passo para o futuro. Acesse já o site da Microlins e confira os cursos preparatórios para concursos, com aulas flexíveis, materiais atualizados e videoaulas ao vivo para todo o Brasil. Seja um vencedor e conquiste a tão sonhada vaga no serviço público. Venha para a Microlins!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. Andrade Neves, 2538 - Campinas / SP | +55 19 3743 2000
Pearson - Always Learning