:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

07 de julho de 2016 • 10h41 • atualizada 07 de julho de 2016
Vai prestar concurso público? Confira os mitos e verdades mais comuns

Vai prestar concurso público? Confira os mitos e verdades mais comuns

Concursos públicos

Durante os últimos anos, a procura por concursos públicos cresceu de modo intenso e, como consequência, a concorrência e dificuldades do exame também aumentaram consideravelmente. Por estes motivos, conquistar uma vaga em um órgão público requer muito estudo, força de vontade e dedicação.

Porém, não importa se você já é experiente ou está prestes a fazer sua primeira prova: alguns assuntos sobre concursos públicos ainda dividem opiniões e causam dúvidas entre os concurseiros. Para desmistificar alguns argumentos, a Microlins apresenta mitos e verdades mais comuns sobre concursos públicos para auxiliar você nesta jornada rumo ao seu desenvolvimento profissional:

Estudar até se cansar - MITO

Você deve ter em mente que, nesse caso, a qualidade do estudo vale muito mais a pena do que a quantidade. Estudar durante horas pode ser menos eficiente do que fazer um mapa mental e entender os conteúdos mais importantes de cada tópico. Se você cansar sua mente, ela não vai conseguir absorver todas as ideias necessárias. Por isso, também é importante fazer intervalos e descansar bem, especialmente um dia antes da prova.

É melhor começar a se preparar antes do edital sair - VERDADE

Normalmente, as provas de concursos são realizadas de um a dois meses após o edital ser disponibilizado. Apesar de parecer um tempo satisfatório, ele não é o suficiente para estudar profundamente todas as matérias que são requisitadas. E nas provas, as bancas costumam fazer perguntas que só quem estudou por um bom tempo, saberá responde-las. Por isso, veja as matérias dos editais de concursos que costumam sair todos os anos, as previsões dos que já foram autorizados e comece a estudar desde já! Se não tem um concurso em mente, você pode estudar as matérias de conhecimentos gerais como português, matemática ou raciocínio lógico.

Realizar a inscrição pelo maior número de vagas é aprovação garantida - MITO

Achar que a aprovação será mais fácil de acordo com o número de vagas disponíveis é uma falsa ilusão. É normal muitas pessoas seguirem este mesmo caminho, o que pode tornar a concorrência muito maior do que aqueles que têm menos vagas disponíveis. Escolha o cargo que você tem mais conhecimento e que vai ser mais prazeroso estudar, não aquele que tem mais vagas mas não tem nada a ver com a sua personalidade.

Criar um ritmo para os estudos traz mais resultados- VERDADE

A organização é um dos fatores mais importantes para a evolução dos seus estudos. Divida as matérias por dias da semana e mantenha horários fixos para cada uma, alternando a duração para que consiga fixar com propriedade todos os tópicos. Mantenha também um cronograma das matérias e conteúdos que estudou no dia e os que ainda faltam, assim você não deixa passar nada que poderá ser essencial para a sua nota.

É preciso saber a hora certa para estudar - VERDADE

Não tem segredo: se você não está bem fisicamente e mentalmente, não vai conseguir todas as informações necessárias. Não adianta querer estudar cansado, preocupado ou com sono. Se tiver que pular um dia de estudos, faça isso de modo consciente e compense em outro horário. Se não estiver bem, não se martirize por isso: reorganize-se e volte ao seu horário normal depois que tudo passar.

É preciso gabaritar toda a prova para passar em um concurso – MITO

Se você realmente acredita que só vai conseguir passar em um concurso se acertar todas as questões da prova, dê uma olhada nos resultados anteriores dos primeiros colocados: é bem raro ver uma prova de concurso gabaritada. É possível acertar todas as questões de algumas matérias, mas não é costume acertar as de todas. Em um concurso público, seu maior concorrente é você mesmo. Muitos não estudam para as provas e tornam-se apenas números. Então, se sua preparação foi realmente satisfatória, a quantidade de inscritos não será um empecilho.

Há pessoas que passam em concursos estudando quase nada - MITO

Claro que este é um mito que nem precisamos explicar o porquê. Você já deve ter ouvido que alguém estudou um mês para um concurso e passou. Na verdade, o processo de estudo é contínuo, e pode ser que os estudos mais aprofundados tenham se iniciado um mês antes da prova. Também pode acontecer de que os pontos estudados pelo candidato foram os mais cobrados na prova. Por isso, tenha em você mesmo e não dê atenção a outras conversas que possam desestimular seus estudos.

Fazer um curso da Microlins é muito mais eficiente do que estudar sozinho - VERDADE

Se você está pensando em começar seus estudos e não tem ideia de onde começar, não perca mais tempo e procure um curso preparatório para concursos da Microlins. Suas dúvidas não ficarão mais sem resolução: os professores altamente qualificados e atualizados com os principais concursos e bancas examinadoras vão transformar você em um candidato instruído e competitivo.

Dê seu primeiro passo para o futuro. Acesse já o site da Microlins e confira os cursos preparatórios para concursos, com aulas flexíveis, materiais atualizados e videoaulas ao vivo para todo o Brasil. Seja um vencedor, venha para a Microlins!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning