:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

15 de fevereiro de 2017 • 14h29 • atualizada 16 de fevereiro de 2017
Geografia para o ENEM: os assuntos que mais caem em geografia

Geografia para o ENEM: os assuntos que mais caem em geografia

Enem

Estamos no começo do ano e chegou o momento de planejar os estudos para realizar o ENEM da melhor maneira possível. E para ajudar nisso, é sempre muito útil conhecer bem a prova e suas particularidades. Pensando nisso, a Microlins fez um compilado com os assunto mais comuns na área de Geografia do ENEM.

Os principais temas cobrados no ENEM em Geografia

Para não correr o risco de se perder nos estudos e acabar focando demais em assuntos não tão comuns assim, é bom saber quais deles você deve ficar atento ao longo do ano. A área de Geografia tem a característica de trazer questões bastante variadas e misturadas com outras áreas, mas sabendo relativamente bem os assuntos aqui listados, você será capaz de responder grande parte das perguntas.

Atualidades

Todos os anos o ENEM traz algumas questões relacionadas a assuntos em pauta, portanto, é bom ficar ligado nos noticiários e discussões importantes que aconteceram ao longo do ano para não deixar passar aquela informação importante que pode ajudar você na hora da prova. Procure sempre mais de uma fonte de informação quando for se informar.

Por exemplo, em 2016, frente à crise política no Brasil, o ENEM trouxe questões envolvendo democracia, a crise internacional de refugiados, exploração de petróleo em águas internacionais e representação feminina.

Dinâmica Populacional

Sendo um objeto de estudo bastante antigo, a dinâmica populacional sempre esteve presente no ENEM e é um tópico importante pois não somente aparece sozinho, mas também se relaciona com outros tópicos da prova.

Com três fatores principais, natalidade, mortalidade e fecundidade, estes números são interpretados de acordo com a condição social e política da época e lugar. Essas estatísticas não falam por si só, o que torna importante o estudo dos outros tópicos de Geografia.

Geografia Física

Sempre presente na prova, a Geografia Física envolve conceitos relacionados aos elementos naturais de nosso planeta, tais como clima, relevo, vegetação, topografia, geologia e hidrografia. E apesar de parecer a parte mais “exatas” de Geografia, essas questões influenciam diretamente o espaço social, uma vez que o ser humano não somente modifica o espaço natural, mas também é modificado por ele. Por esse motivo, não deixe de estudar esse tópico, ele é importantíssimo!

Desenvolvimento

Esse tópico envolve questões como a industrialização e impactos da produção agrícola no espaço natural. É importante entender como acontecem os processos de mudança na economia mundial à medida que avanços tecnológicos são alcançados, sempre levando em conta os contextos sociais e políticos. Além da industrialização, questões sobre fontes de energia renováveis e mudanças no espaço de trabalho com a crescente automação sempre aparecem, esteja ligado!

Urbanização

Bastante relacionada à Dinâmica Populacional, a Urbanização tem a ver com o crescimento populacional e territorial das cidades, bem como suas implicações no modo de vida das pessoas. Normalmente as questões envolvendo o tema tem a ver com o Brasil.

Questões de Geografia do ENEM para você ficar ainda mais craque

Questão 1

(ENEM 2016) A democracia deliberativa afirma que as partes do conflito político devem deliberar entre si e, por meio de argumentação razoável, tentar chegar a um acordo sobre as políticas que seja satisfatório para todos. A democracia ativista desconfia das exortações à deliberação por acreditar que, no mundo real da política, onde as desigualdades estruturais influenciam procedimentos e resultados, processos democráticos que parecem cumprir as normas de deliberação geralmente tendem a beneficiar os agentes mais poderosos. Ela recomenda, portanto, que aqueles que se preocupam com a promoção de mais justiça devem realizar principalmente a atividade de oposição crítica, em vez de tentar chegar a um acordo com quem sustenta estruturas de poder existente ou delas se beneficia.

As concepções de democracia deliberativa e de democracia ativista apresentadas no texto tratam como imprescindíveis, respectivamente,

A) a decisão da maioria e a uniformização de direitos.

B) a organização de eleições e o movimento anarquista.

C) a obtenção do consenso e a mobilização das minorias.

D) a fragmentação da participação e a desobediência civil.

E) a imposição de resistência e o monitoramento da liberdade.

Questão 2

(ENEM 2016) O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo, segundo uma análise em escala mundial das regiões biogeográficas sobre as áreas globais prioritárias para conservação. O conceito de hotspot foi criado tendo em vista a escassez de recursos direcionados para conservação, com o objetivo de apresentar os chamados “pontos quentes”, ou seja, locais para os quais existe maior necessidade de direcionamento de esforços, buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas.

A necessidade desse tipo de ação na área mencionada tem como causa a

A) intensificação da atividade turística.

B) implantação de parques ecológicos.

C) exploração dos recursos minerais.

D) elevação do extrativismo vegetal.

E) expansão da fronteira agrícola.

Questão 3

(ENEM 2015) Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.

A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de

A) linhas de montagem e formação de estoques.

B) empresas burocráticas e mão de obra barata.

C) controle estatal e infraestrutura consolidada.

D) organização em rede e tecnologia de informação.

E) gestão centralizada e protecionismo econômico.

Questão 4

(ENEM 2015) A questão ambiental, uma das principais pautas contemporâneas, possibilitou o surgimento de concepções políticas diversas, dentre as quais se destaca a preservação ambiental, que sugere uma ideia de intocabilidade da natureza e impede o seu aproveitamento econômico sob qualquer justificativa.

Considerando as atuais concepções políticas sobre a questão ambiental, a dinâmica caracterizada no texto quanto à proteção do meio ambiente está baseada na

A) prática econômica sustentável.

B) contenção de impactos ambientais.

C) utilização progressiva dos recursos naturais.

D) proibição permanente da exploração da natureza.

E) definição de áreas prioritárias para a exploração econômica.

Respostas corretas:

Questão 1: C – Enquanto a democracia deliberativa procura um consenso, a democracia ativista busca a oposição ativa, mesmo contra os agentes poderosos.

Questão 2: E – A criação de bovinos e produção de grãos depende de grandes desmatamentos das áreas do Cerrado na região Central do Brasil, sendo a principal causa dos problemas ambientais da região.

Questão 3: D – O texto demonstra uma característica de um modelo de produção não centralizado e bastante fragmentado. E isso só é possível graças a uma infraestrutura de comunicação e transporte eficiente.

Questão 4: D - A ideia de intocabilidade dos recursos naturais no texto é explícita, contrapondo-se ao uso racional dos recursos e filiando-se à ideia de conservá-los não utilizando-os.

Agora é a hora de você dar seu primeiro passo para o futuro. Se você quer se preparar com eficiência para o Enem, confira o curso para o ENEM 2017 da Microlins, com aulas ao vivo para todo o Brasil. Aproveite e venha conferir também nossas aulas para vestibular semi presencial do ENEM.

Veja também: O que estudar de matemática para o ENEM

Veja também: O que estudar de biologia para o ENEM

Veja também: O que estudar de química para o ENEM

Veja também: O que estudar de história para o ENEM

Veja também: O que estudar de português para o ENEM

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning