:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

08 de agosto de 2016 • 11h39 • atualizada 16 de fevereiro de 2017
O que estudar para a prova de química do ENEM?

O que estudar para a prova de química do ENEM?

Enem

Em geral, a prova de química do ENEM exige um conhecimento bem diversificado. Por isso, é importante que você esteja preparado para relacionar os conceitos com as situações do dia a dia, ou seja, é preciso sempre contextualizar e ter um alto nível de leitura. O grande desafio para quem está se preparando para este exame é tirar uma nota suficiente para conseguir um lugar em uma faculdade.

Baseado nas questões das provas dos anos anteriores e em especial a do último ano, é possível saber o que estudar para a prova do ENEM. E foi pensando em seu futuro que a Microlins preparou a Série Enem, abordando os principais conteúdos que estão previstos para as provas de 2016. Confira nossas dicas do que estudar para cada matéria e prepare-se desde já:

Ligações químicas

Átomos que se unem para criar moléculas e a formação básica de compostos constituem o foco dessa matéria. Princípio de solubilidade, polaridade de moléculas, geometria molecular, aplicação do princípio de solubilidade aos sabões e detergentes e nas formas intermoleculares.

Cálculo estequiométrico e concentração de soluções

Nas últimas edições da prova de química do ENEM, houve perguntas a respeito de cálculo estequiométrico (combinação e reação de agentes), massa molar e quantidade de matérias.

Química ambiental

Questões relacionadas à camada de ozônio, química verde, CFC (clorofluorcarboneto), lixo (política dos 3R: reduzir, reutilizar e reciclar), fermentação de celulose e poluição atmosférica.

Eletroquímica

As questões na prova de química do ENEM eram vinculadas à eletroquímica. Pilhas e baterias estavam no campo de pesquisa, assim como questões ligadas ao potencial de redução e a eletrólise. Então, não deixe de estudar eletroquímica e termoquímica.

Compostos inorgânicos

A temática relacionada a compostos inorgânicos enfatizou a reação de neutralização e dupla-troca, por isso estude sobre funções orgânicas, isomeria e processos de separação de misturas.

Questões de química do ENEM para você ficar ainda mais craque

Questão 1

(ENEM 2015) “A bomba reduz neutros e neutrinos, e abana-se com o leque da reação em cadeia.” ANDRADE, C. D. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1973 (fragmento). Neste fragmento de poema, o autor refere-se à bomba atômica de urânio. Essa reação é dita “em cadeia” porque na:

A)    Fissão do 235U ocorre liberação de grande quantidade de calor, que dá continuidade à reação.

B)    Fissão do 235U ocorre liberação de energia, que vai desintegrando o isótopo 238U, enriquecendo-o em mais 235.

C)    Fissão do 235U ocorre uma liberação de neutros, que bombardearão outros núcleos.

D)    Fusão do 235U com 238U ocorre formação de neutrino, que bombardeará outros núcleos radioativos.

E)    Fusão do 235U com 238U ocorre formação de outros elementos radioativos mais pesados, que desencadeiam novos processos de fusão.

Questão 2

(ENEM 2015) – Hidrocarbonetos podem ser obtidos em laboratório por descarboxilação oxidativa anódica, processo conhecido como eletrossíntese de Kolbe. Essa reação é utilizada na síntese de hidrocarbonetos diversos, a partir de óleos vegetais, os quais podem ser empregados como fontes alternativas de energia, em substituição aos hidrocarbonetos fósseis. O esquema ilustra simplificadamente esse processo. Com base nesse processo, o hidrocarboneto produzido na eletrólise do ácido 3,3-dimetil-butanoico é o:

A)    2.2,7,7-tetrametil-octano.

B)    3.3,4,4-tetrametil-hexano.

C)    2.2,5,5-tetrametil-hexano.

D)    3.3,6,6-tetrametil-octano.

E)    2.2,4,4-tetrametil-hexano.

Questão 3

(ENEM 2015) – Para proteger estruturas de aço da corrosão, a indústria utiliza uma técnica chamada galvanização. Um metal bastante utilizado nesse processo é o zinco, que pode ser obtido a partir de um minério denominado esfalerita (znS), de pureza 75%. Considere que a conversão do minério em zinco metálico tem rendimento de 80% nesta sequência de equações químicas:

2 ZnS + 3 O2 –> 2 ZnO + 2 SO2

ZnO + CO –> Zn + CO2

Considere as massas molares: ZnS (97 g/mol); O2 (32 g/mol); SO2 (64 g/mol); CO (28 g/mol); CO2 (44 g/mol); e Zn (65 g/mol). Que valor mais próximo de massa de zinco metálico, em quilograma, será produzido a partir de 100kg de esfalerita?

A)    25

B)    33

C)    40

D)    50

E)    54

Questão 4

(ENEM 2015) – A química verde permite o desenvolvimento tecnológico com danos reduzidos ao meio ambiente, e encontrar rotas limpas tem sido um grande desafio. Considere duas rotas diferentes utilizadas para a obtenção de ácido adípico, um insumo muito importante para a indústria têxtil e de plastificantes. Que fator contribui positivamente para que a segunda rota de síntese seja verde em comparação à primeira?

A)    Etapa única na síntese.

B)    Obtenção do produto puro.

C)    Ausência de reagentes oxidantes.

D)    Ausência de elementos metálicos no processo.

E)    Gasto de energia nulo na separação do produto.

Respostas Corretas:

Questão 1: A fissão nuclear é também conhecida como reação em cadeia. A produção de novos neutros acarretará novo bombardeio, que a cada etapa de produção atingirá novos 3 átomos de urânio. Logo, a resposta para o efeito em cadeia é a C.

Questão 2: C.

Questão 3: C.

Questão 4: Um dos princípios da química verde defende que as reações que se processam com menor número de etapas são ambientalmente mais interessantes, pelo fato de gerarem menos resíduos. Resposta A.

Agora é a hora de você dar seu primeiro passo para o futuro. Se você quer se preparar com eficiência para o Enem, confira o curso para o ENEM 2016 da Microlins, com aulas ao vivo para todo o Brasil. Aproveite e venha conferir também nossas aulas para vestibular semi presencial do ENEM.   

Veja também: O que estudar de matemática para o ENEM

Veja também: O que estudar de biologia para o ENEM

Veja também: O que estudar de geografia para o ENEM

Veja também: O que estudar de história para o ENEM

Veja também: O que estudar de português para o ENEM

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning