:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

17 de maio de 2016 • 15h30 • atualizada 15 de setembro de 2016
Como criar seu planejamento para Enem: roteiro de estudos

Como criar seu planejamento para Enem: roteiro de estudos

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está com inscrições abertas até o dia 20 de maio e já é bom começar a planejar seu roteiro de estudos. Para se sair bem na prova que é a sua porta de entrada para uma nova fase da vida e para as melhores universidades do país. Não deixe para estudar de última hora só porque o exame é mais no fim do ano. Se você tem esse tipo de pensamento, saiba que o seu desempenho no teste não será dos melhores. A Microlins, que oferece cursos preparatórios para um dos mais importantes exames do Brasil, vai preparar uma série de posts relacionados ao Enem. Então fique ligado e acompanhe todas as dicas que vamos te dar para você arrasar na prova. O primeiro post da série te ensina os passos para criar um roteiro de estudos completo para estudar de maneira correta e sem perder tempo e foco.

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS PARA O ENEM

O período de estudos para o vestibular é um processo que requer disciplina para que você tenha sucesso nos seus objetivos. E para que você não caia na armadilha de se dedicar a esse momento tão importante de forma errada, o primeiro passo para que você comece a alinhar seus compromissos é comprar uma agenda para organizar as matérias que serão estudadas a cada dia da semana. A escolha por uma agenda de papel e não por uma feita no computador é proposital para que você não tenha distrações e não perca o foco durante os estudos.

FIQUE OFFLINE DA INTERNET E DO CELULAR

Concentre-se! Esqueça do computador e desligue o celular. Se for o caso, imprima todo o conteúdo necessário que compõe seu material de estudos e que está na internet um dia antes de começar a estudar para não dispersar.

ESTRUTURE SEUS HORÁRIOS PARA ESTUDAR CADA MATÉRIA

Monte um seu calendário de estudos. Dê atenção de no máximo 2 horas para cada matéria. Caso você não consiga terminar de estudar determinada disciplina, respeite o horário e comece a estudar outra. No dia seguinte volte àquela que não conseguiu finalizar.

CRIE UMA ROTINA

Dizem que na vida é muito bom fugir da rotina, mas nesse caso é diferente. Respeitar sua rotina de estudos fará com que você esteja cada vez mais envolvido, interessado com o conteúdo e cada vez mais preparado para o exame.

EXAGERE NOS POST-IT

Usar post-it e diferenciar anotações com canetas coloridas ajudam a memorizar assuntos relevantes.

PRATIQUE A REDAÇÃO

Separe algumas horas na sua agenda para escrever, escrever e escrever bastante. A redação é uma das modalidades do ENEM que mais pontuam.

LEIA BASTANTE E ESTEJA ATUALIZADO

Linkando com o tópico acima, para elaborar uma boa redação é necessário ter um vocabulário amplo e o domínio da língua portuguesa. Então, leia muito, mas muito e sobre tudo. Ler jornais, revistas e livros de diversos assuntos ajudam a desenvolver uma redação bem escrita e faz de você uma pessoa com boa comunicação.

PARTICIPE DE GRUPOS DE ESTUDOS

Estude com outros alunos e participe de plantões de dúvidas. Participar de grupos de estudos esclarece dúvidas de outros estudantes que você não havia pensado. Além de você poder ajudar alguém que está com dificuldade. Explicar a matéria para alguém também é uma forma de você estudar, pois ajuda ainda mais na memorização do conteúdo.

FAÇA RESUMOS

Escreva resumos das disciplinas, do seu jeito, da maneira que você entende e repetidas vezes ajuda a com absorver mais as matérias, principalmente conteúdos de história, geografia, literatura e português.

FAÇA RESENHAS

Diferentes dos resumos, nas resenhas você expõe sua opinião em relação a determinado assunto. É uma prática boa também para desenvolver argumentos dependendo do tema da redação.

DESCANSE O CÉREBRO

A fase do vestibular é um momento em que o estudante sofre pressão por todos os lados, a própria e a dos familiares. Por isso, ter suas horas de descanso, de desconexão do mundo estudantil é essencial para que o cérebro se recarregue de energia. Faça atividades físicas, saia com os amigos, vá a festas. É preciso equilíbrio. Por isso, mantenha os focos na sua rotina de estudos, mas saiba também focar nos momentos de lazer.

Com as dicas acima você estará preparado para o Enem. Mas não se esqueça:  foco e disciplina sempre!

Venha para a Microlins e esteja pronto para um dos desafios da sua vida com o curso preparatório do Enem.

Matricule-se na Microlins e ganhe o Pacotão da Profissão! Você vai aprender como aprimorar seu marketing pessoal, elaborar um currículo 2.0, enviar emails profissionais e receber muito mais dicas sobre entrevistas de emprego. Cadastre-se agora mesmo no site e aproveite!

Veja também: O que estudar de matemática para o ENEM

Veja também: O que estudar de biologia para o ENEM

Veja também: O que estudar de química para o ENEM

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning