:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

16 de dezembro de 2016 • 17h44 • atualizada 16 de dezembro de 2016
As principais mentiras em entrevistas de emprego

As principais mentiras em entrevistas de emprego

Entrevista de emprego

A entrevista de emprego é a oportunidade que você tem para comprovar as informações apresentadas no currículo e demonstrar que está preparado para assumir o novo cargo. Nestas horas, é natural que a ansiedade apareça e você queira reforçar determinadas características que podem ajudar na escolha do recrutador.

Por isso, é importante que você seja claro nas suas habilidades e tente não exagerar. Para não ser pego de surpresa mentindo sem perceber, selecionamos as principais mentiras em entrevista de emprego já contadas – e devidamente anotadas pelos recrutadores. Confira:

Motivo da saída do último emprego

Essa pergunta figura em praticamente todas as entrevistas de emprego e tentar fugir dela com pequenas mentiras pode colocar sua credibilidade em risco junto ao recrutador. Os motivos mais usados são: reestruturação interna, corte de gastos e perseguição da chefia. Estas respostas abrem espaço para que o recrutador queira saber com mais detalhes sobre estes motivos, o que pode complicar ainda mais sua resposta.

O melhor é ser sincero e dizer o motivo real de sua saída, mesmo que os motivos tenham sido discordância com a política da empresa, desligamento ou ainda que não aprovou determinadas mudanças, o que tornou inviável sua permanência. Demonstre que a experiência foi um aprendizado e que está trabalhando melhor sua capacidade de reagir positivamente frente aos obstáculos.

Fluência em idiomas

Essa é uma das mentiras em entrevista de emprego que costumam começar já no currículo. Para se destacar, o candidato coloca que fala inglês fluentemente, mas no final das contas, sabe apenas frases prontas e simples. É fato que muitas empresas pedem fluência em determinados idiomas e não necessitam desta competência, no entanto, outras exigem um profissional que saiba falar outro idioma.

A humildade aqui é fundamental. Se você sabe o básico, diga que é o básico, mas que tem planos de dar continuidade aos estudos para se tornar fluente. Demonstrar boa vontade e interesse em evoluir é melhor do mentir e ser pego na entrevista de emprego.

Formação acadêmica

Para estar bem colocado no mercado de trabalho, é essencial que você nunca pare de estudar. Mas de nada adianta começar um curso e não terminar ou ainda dizer que fez uma graduação ou pós-graduação quando só fez a matrícula e nunca foi para as aulas.

Mesmo que você passe na entrevista de emprego sem apresentar comprovação alguma, no momento de levar os documentos para a empresa você será obrigado a apresentar o certificado ou diploma. E aí terá que falar a verdade. Então, melhor falar a verdade logo de cara, para não ser chamado de mentiroso depois.

Experiência profissional

Todo profissional almeja uma carreira de sucesso, o que implica crescer na hierarquia. Para dar aquele empurrão, muitas pessoas costumam “aumentar” suas responsabilidades na empresa anterior só para dizer que estão prontas para um novo cargo. Erro fatal.

A experiência profissional pode ser confirmada com uma simples ligação do recrutador para o setor de recursos humanos da empresa em que você trabalhava. Ou seja, você vai ser desmentido facilmente e em pouco tempo. O melhor a fazer é dizer exatamente o que você fazia na empresa e preparar-se para novos desafios com cursos na sua área.

Como você já deve ter adivinhado, todas essas mentiras em entrevista de emprego podem ser facilmente desmascaradas. Mesmo que não seja durante a entrevista, em algum momento você pode esquecer o que disse para o recrutador e, sem querer, contar a verdade.

A dica aqui é uma só: verdade e transparência na entrevista de emprego. Essas são competências bastante valorizadas no mercado e que pouca gente ainda consegue demonstrar. Para saber mais dicas, confira os conteúdos da Microlins sobre entrevista de emprego.

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos que a Microlins oferece e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca mais tempo, estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning