Conheça as pegadinhas nas entrevistas de emprego

Finalmente, o departamento de recursos humanos entrou em contato com você e agendou uma entrevista. A boa notícia é que você conseguiu se destacar de alguma forma e vai ter a oportunidade de falar mais sobre suas habilidades. A má notícia também não é novidade: mais uma entrevista de emprego, com toda a cobrança, pressão, insegurança e tudo isso que você já conhece e tem se preparado para enfrentar.

Hoje a Microlins vai falar especificamente sobre as pegadinhas na entrevista de emprego. Exatamente, aquelas perguntas que você fica se perguntando se o entrevistador está falando sério ou fazendo graça com você. Veja agora alguns modelos de perguntas possíveis para você entender do que se trata. O mais importante aqui é decifrar o objetivo da questão e não necessariamente ter uma resposta “correta”.

Pegadinha do silêncio

O entrevistador faz uma pergunta, você responde e ele fica imóvel, olhando para você, sem expressar nenhuma opinião ou demonstrar sentimento. Saiba que este truque é bem velho e tem somente uma função: deixar você desconfortável e ver se você se contradiz ou age de uma forma estranha. O maior problema é ficar nervoso e querer completar a resposta ou até acabar se contradizendo.

Pegadinha das luzes

Tem uma pergunta que pode assumir diversos formatos, mas costuma ser feita da seguinte forma: “você sabe quantas luzes de trânsito existem na sua cidade?”. Obviamente, você não precisa saber a resposta. O objetivo da questão é avaliar sua postura frente às situações que não domine. Diga que não tem conhecimentos suficientes ou desenvolva um raciocínio do tipo “acredito que há X luzes por quadra, mas não posso precisar o total da zona urbana”.

Pegadinha da luta

“Como você poderia parar uma luta entre o Hulk e o Homem-Aranha”? Isso, só quem sabe é o roteirista da história em quadrinhos. é um tipo de pergunta que visa avaliar sua postura perante conflitos. A saída ideal é caracterizar cada lado e buscar soluções relacionadas ao ambiente profissional. Não é pra escolher um lado, o importante é buscar a coerência na solução.

Pegadinha da cor

Você se senta e o entrevistador dispara: “qual é a cor do seu cérebro?”. Se você acha que ele quer saber se você entende anatomia, errou. Essa questão ajuda os avaliadores a entender que tipo de pessoa é você e normalmente relaciona a cor com o seu humor. Seja autêntico e diga o que lhe vier à cabeça (seria bom evitar vermelho, negro ou outra cor considerada pesada).

Pegadinha do gnomo de jardim

“Você gosta de gnomo de jardim?”. Pânico total, o que dizer? Será que o meu gosto estético está sendo avaliado? Nada disso, esta é uma daquelas perguntas que busca descontrair um pouco, serve para avaliar o seu sentido de humor. Responda tranquilamente, você pode até dizer que se o gnomo aparar a grama, você acha ótimo.

Pegadinha do automóvel

Um clássico: “como colocar 5 girafas em um automóvel?”. Nada de dizer “duas na frente, três atrás”, essa resposta já é muito conhecida. A consulta serve para avaliar sua adaptação à tarefas aparentemente impossíveis. Você pode perguntar se a girafa é de brinquedo ou se o automóvel pode ser um caminhão de transporte de animais. Isso mostra que você observa aspectos não óbvios de um problema.

Fique tranquilo e responda tudo

Manter a calma, mesmo quando surjam estas perguntas aparentemente incoerentes, continua sendo uma das chaves do sucesso em qualquer entrevista. Muita gente tenta fingir que é outra pessoa durante uma avaliação, isso é um problema pois os entrevistadores sabem exatamente quem está falando a verdade e quem não. O segredo é ser você mesmo e entender o que é pedido em cada questão, sem fingimentos. Está pronto para a sua próxima entrevista?

Venha para a Microlins!

Quer estar preparado para o mercado de trabalho? A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo. Conheça os cursos de administração e vendas e especialize-se em informática para iniciar sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!