Como fazer gráficos no Excel

Existem diversos tipos de gráficos disponíveis para exposição de dados no Excel. Entretanto, três deles são os preferidos dos usuários do programa: de colunas, de pizza e de barras. Você sabe quando usar cada um deles? A Microlins ensina você a fazer gráficos no Excel com um passo a passo bem simples. Primeiro, você precisa saber quando usar cada tipo de gráfico. Fique por dentro:

Tipos de gráficos no Excel

Quando usar gráfico de colunas

O modelo mais usado é o de colunas. Ele é indicado para situações em que é importante comparar quantidades por categorias. Veja o exemplo: os 4 cursos mais concorridos da universidade e o número de alunos por vaga em cada um deles.

Quando usar gráfico de pizza

Como o nome diz, o formato desse gráfico é como o de uma pizza e suas fatias. Esse gráfico é a opção mais indicada para mostrar proporções. Nele, o círculo representa o total da amostra e as fatias equivalem às categorias. Neste exemplo, é possível entender como um salário foi gasto no mês.

Quando usar gráfico de barras

Embora muito parecido com o gráfico de colunas, o modelo de barras, por ser utilizado na horizontal, é mais indicado para dados influenciados pelo tempo de duração e que tenham rótulos longos. No exemplo abaixo, serão apresentados dados sobre o número de horas trabalhadas por um funcionário no decorrer de 6 meses.

Como criar um gráfico

Os passos para criar seu gráfico serão os mesmos para os demais. Neste exemplo, vamos usar o gráfico de pizza para mostrar como é fácil. Confira:

Passo 1 – Insira os dados que você deseja apresentar no gráfico. Selecione-os, clique em “Inserir”, “Gráfico de pizza”.

O gráfico será inserido dessa forma:

Passo 2 - Para inserir os valores referentes a cada categoria de gastos, vá em “Design”, “Adicionar Elemento Gráfico” e na opção “Rótulo de dados” clique em “Mais opções de rótulo de dados”.

Passo 3 – Será aberta uma janela com as opções de conteúdo e posição do rótulo. Neste caso, optamos por inserir os dados em “Porcentagem” na “Extremidade externa”.

Obs. No passo 1, é possível perceber que os valores inseridos na tabela estavam em formato de moeda. Ao optar pelo conteúdo em “Porcentagem”, esses valores serão convertidos automaticamente nas porcentagens correspondentes, considerando que a pizza toda equivale a 100%.

Passo 4 – Se desejar alterar as cores de seu gráfico, vá em “Design” na barra de ferramentas, clique em “Alterar cores” e escolha a opção que preferir entre colorido e monocromático.

Pronto, seu gráfico ficará personalizado como você preferir.

Embora esses sejam os tipos de gráficos preferidos pelos usuários da Microsoft, existem outras opções que podem se encaixar em suas necessidades. Confira outras dicas sobre Excel em nosso blog:

Como fazer um histograma no Excel

Como fazer cálculo de juros simples e juros compostos no Excel

Aprenda a proteger uma planilha do Excel

As fórmulas de Excel mais usadas por profissionais de RH

Como usar a função PROCV no Excel

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça o curso de Excel da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!