Guia de Profissão: Assistente administrativo

A rotina das empresas não é fácil: controlar fluxo de caixa, faturas, folha de pagamentos, conciliar procedimentos de controle e logística. Diariamente, a dinâmica de trabalho requer pessoas altamente capacitadas que possam contribuir com a gestão dos processos. Essa posição tem um nome: auxiliar administrativo. No post de hoje, vamos falar um pouco sobre esta profissão.

Na verdade, a busca por colaboradores capazes de desempenhar as funções do cargo está cada vez maior. Isto porque os assistentes administrativos precisam ter uma visão global dos procedimentos internos e de fora da companhia também. E engana-se quem pensa que a carreira é limitada: na verdade, ela pode funcionar como um trampolim dentro da instituição.

O que um assistente administrativo faz?

As atividades deste cargo estão relacionadas ao acompanhamento da rotina diária do empreendimento em que se encontre. é importante que saiba um pouco - ou muito - sobre tudo e possa atuar como líder, auxiliar, revisor e controlador de processos.

Pode atuar em áreas como compras, logística, comercial, gestão de pessoas e atendimento. Entre as principais tarefas, podemos destacar a elaboração de relatórios, emissão de notas fiscais, controle de contas a pagar e receitas, gestão de arquivo e preparo de documentos - impressos ou digitais -, atendimento ao consumidor e várias outras funções vitais para o funcionamento da empresa.

Que atribuições o profissional deve ter?

é importante que o assistente seja uma pessoa capaz de trabalhar em equipe, apresente uma postura profissional correta e possa exercer suas funções sob pressão. é preciso lidar com o ritmo de forma fluída e não afetar o bom desempenho do trabalhador. Como em qualquer outra profissão, valoriza-se pessoas que possam organizar seu tempo e entregar resultados nos prazos estabelecidos.

Como é o mercado de trabalho?

Um assistente administrativo encontra à sua disposição uma vasta oferta de trabalhos, mas a concorrência também é grande. Mas a verdade é que praticamente todas as empresas precisam dos serviços de um auxiliar de administração: trata-se de um funcionário extremamente valioso pela sua capacidade de executar várias funções e possibilidade de adaptação e remanejamento.

Quanto ganha um profissional de logística?

Os salários costumam variar de acordo com a região do país, do porte e do ramo da empresa. Mesmo assim, o salário do auxiliar administrativo costuma variar entre 900,00 e 1.400,00 reais.

Me interessei...mas como começo?

Não é necessário ter diploma de curso superior para exercer a atividade. Mas um auxiliar administrativo deve ter conhecimentos em informática e Excel, já que praticamente tudo é feito pelo computador e softwares de gestão. Também se valoriza bastante ter conhecimentos em outros idiomas, principalmente inglês.

A Microlins desenvolveu o curso Gestão Empresarial Jr., para que você atue com todas as vertentes da profissão e seus processos. Por meio de uma metodologia baseada na teoria e na prática, você terá habilidades e conhecimento sobre as diversas áreas que compõe uma empresa: departamento administrativo, de recursos humanos, contábil, de vendas, de telemarketing e de cobrança. Isso fará com que você conheça a rotina completa de uma corporação, ou seja, você se tornará um profissional capaz de colaborar com todas áreas.

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça o curso Gestão Empresarial Jr. e inicie sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!