:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

01 de dezembro de 2016 • 11h00 • atualizada 01 de dezembro de 2016
Por que é preciso inglês fluente no mercado de trabalho?

Por que é preciso inglês fluente no mercado de trabalho?

Inglês

Comunicação é tudo. Entender o que os outros dizem, conseguir assimilar informações, culturas e ser capaz de transmitir uma mensagem compreensível faz parte do dia a dia de todo profissional. Mas o que acontece quando você precisa se comunicar em outra língua?

O mercado de trabalho dá bastante valor à comunicação, principalmente em inglês e ter a segunda língua no currículo já é uma exigência de muitas empresas. Em termos de mercado, as pesquisas apontam que no Brasil, 80% das empresas buscam profissionais que dominam o inglês.

Outro dado importante é que o salário de um indivíduo que domina o idioma, comparado a outro com as mesmas qualificações e habilidades, pode ser de 30 a 50% maior, o que justifica ainda mais a importância de dominar o inglês.

Por que as empresas exigem fluência no idioma?

O processo da globalização já não é tão recente, mas as suas marcas são perceptíveis em vários setores profissionais. No trabalho, é comum deparar-se com termos no idioma estrangeiro como feedback, call, briefing, brainstorm, commodity e compliance, expressões comuns que já se aderiram à nossa linguagem cotidiana.

Na área de negócios, o uso de siglas também pode deixar quem não é do ramo confuso, como FYI - For Your Information, ASAP - As Soon As Possible, CEO - Chief Executive Officer, e a lista segue. Na verdade, cada ramo de atuação tem suas especificidades e usos mais frequentes, mas o importante é estar familiarizado e não perder uma informação importante por não saber do que se trata.

Na visão das empresas, é melhor contar com alguém que consiga se comunicar diretamente com parceiros ou clientes do exterior de forma fluída. O resultado é o ganho de eficiência, já que não é preciso contar com um tradutor para o desenvolvimento de atividades. Neste quesito, quando existem outras línguas estrangeiras, o inglês se converte em um ponto em comum. Veja abaixo as áreas em que o inglês é mais utilizado:

Informática

Como a maioria dos softwares são desenvolvidos na língua inglesa, o conhecimento é fundamental. Expressões e termos utilizados da área da informática são mais utilizados em inglês do que no próprio português, e dominar o idioma é essencial para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Turismo

Todos os anos, cerca de 6 milhões de estrangeiros de todo o mundo escolhem o Brasil como destino turístico. O profissional que trabalha na área de hotelaria e turismo que deseja alcançar sucesso deve ter o inglês como base de seu trabalho, já que esta língua será a mais utilizada entre seus hóspedes e clientes.

Negócios

Além dos termos comuns que citamos acima, o mundo dos negócios utiliza o inglês com muita frequência, principalmente nos casos onde a companhia mantém relações com outras empresas fora do Brasil. Nestes casos, a comunicação seria inviável sem um ponto em comum como base das comunicações.

O fato é que o inglês está presente na maioria das atividades que desenvolvemos rotineiramente. E no mercado de trabalho, ter inglês fluente é mais um passo para conquistar a vaga de emprego dos seus sonhos.

Participe da Maratona do Inglês Microlins!

Quer estar preparado para o mercado de trabalho? Então confira o melhor curso de inglês da Microlins para você e dê seu primeiro passo para o futuro! Responda o quiz Maratona do Inglês Microlins e ganhe aulas de conversação de inglês e bônus de até R$ 200,00!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. Andrade Neves, 2538 - Campinas / SP | +55 19 3743 2000
Pearson - Always Learning