:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

02 de julho de 2015 • 15h21 • atualizada 02 de julho de 2015
7 atitudes que o farão evoluir em sua carreira

7 atitudes que o farão evoluir em sua carreira

Mercado de Trabalho

O conhecimento técnico é essencial para conseguir executar seu trabalho e se destacar, porém, são as habilidades e atitudes que definirão o caminho do profissional no mercado de trabalho. 

“Buscamos muito a evolução apenas por meio de cursos, mas isso é só teoria. Raramente estamos atentos ao aprendizado vivencial ou não conseguimos fazer uma ligação entre o que foi estudado e a prática”, atenta o coach e consultor na empresa Questão de Coaching Alexandre Nakandakari.

Para que você consiga evoluir na empresa em que trabalha ou no mercado de trabalho, ele sugere 7 dicas – listadas abaixo.

1. Aprenda com seus erros

Não existe fracasso, existe feedback. Thomas Edson falhou centenas de vezes até acertar a maneira de se fazer uma lâmpada. Ele dizia que a cada “fracasso”, descobria mais uma maneira de não fazer a lâmpada. Você deve aprender com seus erros, pois eles lhe informam sobre os processos, permitindo que se concentre em fazer diferente no futuro.

2. Seja um bom comunicador

Para evoluir na empresa e no mercado, necessariamente você precisa se comunicar com as pessoas. Seja assertivo (expresse seus sentimentos e pensamentos no momento certo, sem negar o outro lado), claro, conciso e preciso – ou seja, escolha bem as palavras, vá direto ao ponto e de forma específica.

3. Acredite em si mesmo

Não espere que alguém lhe diga que você é fantástico, que seu trabalho é ótimo e que pode ir em frente que tudo dará certo. O mundo não irá reconhecê-lo até que você prove que merece reconhecimento, com a crença e a confiança em si mesmo. Quem você quer ser?

4. Quebre as regras

Que fique claro: regras, não leis. Regras que existem em todo lugar, aquelas que a sociedade e as pessoas criam (por exemplo, frases como “aqui sempre foi assim”). Você tem que ir além, “pensar fora da caixa”, ser original. Fazer o que todos fazem apenas leva você até onde outros já foram.

5. Não ouça os pessimistas

Há uma metáfora da corrida dos sapinhos. Eles tinham que subir um trecho íngreme e a plateia dizia que era muito difícil e que eles não iam conseguir. Todos foram caindo, restando apenas um: o surdo. As pessoas têm mais medo do sucesso que do fracasso, portanto, não se contamine.

6. Dê o seu máximo

Faça o que tem que ser feito, pois o retorno que você obtém é proporcional ao esforço e energia que você emprega na realização das tarefas. Nenhum atleta vence uma competição se não der 100% do que pode.

7. Seja gentil com você mesmo

Esforce-se, tente, erre, aprenda e evolua. O erro (ou feedback) faz parte do processo de aprendizado e do seu progresso. Mantenha seu foco no aprendizado e no objetivo, ao invés de olhar apenas para o erro e o passado, pois este não pode ser mudado. Exija de si mesmo progresso, e não perfeição.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning