:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

07 de março de 2017 • 18h08 • atualizada 07 de março de 2017
8 líderes femininas do mundo dos negócios

8 líderes femininas do mundo dos negócios

Mercado de Trabalho

Elas comandam grandes empresas e fazem de seu trabalho um exemplo para outras mulheres. Com cargos de lideranças, muitas delas são responsáveis pelas maiores transformações na história das companhias em que trabalham.

Para a Microlins, ser líder é comandar pela inspiração, como já falamos sobre as diferenças entre ser líder e ser chefe. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, selecionamos algumas líderes femininas inspiradoras para o mundo dos negócios. Confira!

Anna Bissell

Tornou-se a primeira mulher CEO nos Estados Unidos em 1889, à frente da empresa Bissell. A invenção da vassoura mecânica de carpetes, que a princípio tinha o objetivo de apenas ajudar na limpeza da loja de cerâmica da família em Michigan, foi um marco na vida do casal que, ao patentear a ideia, trocou de ramo nos negócios.

Além de estabelecer a empresa no mercado internacional, ela foi a responsável por introduzir políticas trabalhistas progressivas na companhia e passou a oferecer planos de previdência aos trabalhadores muito antes de ser uma prática comum na indústria.     

Madam C. J. Walker

Embora seja um fato questionado por não existirem provas concretas do tamanho de sua fortuna, Walker é considerada a primeira mulher negra a se tornar milionária por seus próprios esforços nos Estados Unidos. Com pais e irmãos escravos, Sarah Breedlove foi a primeira filha nascida livre em sua casa no ano de 1867. Teve uma juventude conturbada e com apenas 20 anos já era mãe e viúva.

Após passar por vários problemas capilares, começou a pesquisar e desenvolver produtos de beleza para mulheres negras. Ao casar-se novamente, começou a utilizar o sobrenome do marido e passou a ser chamada de Madam C. J. Walker e contratou mais de 3 mil vendedoras para oferecer seus produtos para cabelos afro de porta em porta. Como presidente e proprietária exclusiva da sua companhia, tornou-se uma das mulheres mais conhecidas na América e, posteriormente, fez sucesso também na Europa. Faleceu em 1919 e sua filha assumiu seu cargo na empresa que levava seu nome, Madam CJ Walker Manufacturing Company.

Estée Lauder

Única mulher do ranking de líderes empresariais mais importantes do século XX, Estée passou de vendedora de cremes produzidos em casa pelo seu tio à proprietária de um império de cosméticos. Abriu sua primeira loja em Nova York em 1944 e, dois anos depois, fundou com seu marido a Estée Lauder Companies.

Adepta de uma técnica de comercialização diferenciada, oferecia amostras grátis que surtiam um grande impacto de divulgação. Elevou a marca a nível internacional ao colocá-la em uma famosa loja de departamentos em Londres e, com seus próprios laboratórios e pesquisas, tornou-se referência em pesquisa científica na cosmetologia.

Anita Roddick

Fundadora da Body Shop, empresa pioneira na proibição de testes de produtos em animais, uma revolução no mercado de cosméticos. Com um capital de apenas U$6.500 dólares, a inglesa filha de pais judeus italianos criou uma marca de beleza com o objetivo de ganhar dinheiro enquanto seu marido estava viajando.

A ideia que começou na venda de produtos feitos com receitas caseiras em pequenas embalagens evoluiu para a abertura de uma loja em 1976. Em 15 anos e 700 lojas, a proposta de vender cosméticos naturais não testados em animais conferiu à Anita diversos prêmios pelo seu empreendedorismo e consciência ambiental.  

Mary Barra

Primeira CEO de uma grande montadora de carros, a General Motors. A americana Maria Teresa Makela, conhecida atualmente pelo sobrenome de seu marido, começou na GM em 1980 aos 18 anos como estagiária para aumentar a renda e auxiliar no pagamento da mensalidade da faculdade de engenharia elétrica.

Ocupou diversos cargos ligados às áreas de engenharia e administração, inclusive como gestora de uma das fábricas da empresa. Desde dezembro de 2013, Barra está no comando da companhia e, em 2015, foi considerada uma das mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes.

Luiza Helena Trajano

Responsável pelo desenvolvimento do primeiro modelo de comércio eletrônico, é referência de sucesso corporativo no Brasil como CEO do Magazine Luiza. Embora desde os 12 anos já trabalhasse na loja de sua tia também chamada Luiza em Franca, em São Paulo, ela só assumiu a liderança da organização em 1991.

Formada em Direito, a então empresária foi pioneira no modelo de comércio eletrônico ao implantar a venda por meio de terminais multimídia, com vendedores orientando os clientes, mas sem produtos em exposição ou em estoque. Atualmente, Trajano está à frente da marca que conta com mais de 780 lojas e já foi considerada uma das mulheres mais influentes do ano pelo jornal Gazeta Mercantil e pela revista Forbes Brasil.

Cindy Monroe

Thirty-One Gifts, empresa fundada e dirigida por Cindy Monroe, foi eleita a empresa liderada por mulher com o maior crescimento no mundo em 2014, segundo a Women Presidents’ Organization (WPO). Criada em 2003 em Ohio, nos Estados Unidos, a empresa trabalha com a venda de artigos de moda e soluções organizacionais.

Monroe começou esse projeto aos 13 anos no porão de sua casa e o viu crescer em grandes proporções: em um período de 4 anos, de 2009 a 2013, a receita da empresa comandada por Cindy subiu 1.900%.

Arundhati Bhattacharya

Considerada a mais influente banqueira da Índia, está à frente do Banco Estatal da Índia (SBI). Arundhati não pensava que atuaria por quase 40 anos no mercado bancário quando se formou em Literatura Inglesa: seu sonho de trabalhar com arte acabou dando lugar à sua vocação para os negócios. Atualmente, ela está presente em um dos rankings mais importantes dos negócios, como uma das 25 mulheres mais poderosas do mundo em 2016.

Neste Dia das Mulheres, inspire-se em exemplos como esses e esteja capacitada para realizar seus sonhos profissionais e trilhar a sua carreira.

Capacite-se na Microlins!

Conheça as opções de cursos que a Microlins pode oferecer para você capacitar-se e estar preparado para ocupar seu lugar de destaque no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning