:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

15 de dezembro de 2016 • 17h50 • atualizada 15 de dezembro de 2016
As principais dúvidas sobre currículos

As principais dúvidas sobre currículos

Mercado de Trabalho

O currículo é a primeira etapa de um candidato na busca por empregos. É importante saber que este documento é uma das mais poderosas ferramentas de marketing pessoal que ele tem à disposição. Um currículo bem redigido e com as informações corretas tem o poder de aumentar as suas chances de ser chamado para uma entrevista de trabalho.

O currículo tem que retratar, em poucas palavras, o histórico da carreira profissional do candidato. Mas, muitas vezes surgem dúvidas em relação às informações que devem ser incluídas em cada campo. No post de hoje, a Microlins vai mostrar as principais dúvidas que surgem ao redigir um currículo. Confira:

O que colocar no objetivo do currículo?

Esta é uma das informações mais importantes do currículo. O ideal é escrever um texto curto, de uma ou duas linhas. Neste campo, você vai informar como pode contribuir para a empresa. Deixe claro qual é a função, a área ou mesmo o cargo. Esta parte é importante, pois os candidatos costumam ser filtrados por este começo.

Usar foto ou não no currículo?

Esta é uma das dúvidas mais recorrentes dos candidatos durante uma busca por emprego. De acordo com os especialistas no assunto, o profissional só deve incluir uma imagem quando for solicitado. Neste caso, é importante inserir uma fotografia séria, que o represente como profissional. Os departamentos de Recursos Humanos já estão acostumados a ver sua foto quando avaliam suas redes sociais, logo, seja coerente com sua imagem pública. Jamais use fotos com baixa qualidade ou que mostrem situações íntimas.

O que colocar em informações adicionais no currículo?

Neste campo, o candidato pode colocar outros tipos de competências e experiências que tenham relação à fatos relevantes como intercâmbios, participação em congressos do setor, pesquisas e trabalhos feitos junto à instituições beneficentes.

Apresentar notas acadêmicas?

Para cargos mais técnicos, pode ser que suas notas sejam solicitadas para comparar com os outros candidatos. É muito comum, por exemplo, que quando a vaga está disponível em uma instituição acadêmica, anexar ao documento principal o histórico de disciplinas e suas respectivas notas. Para cargos em empresas, normalmente as notas não são consideradas como um diferencial na trajetória profissional do candidato.

Colocar hobbies?

Os hobbies têm se tornado mais comuns nos currículos brasileiros, mas a prática sempre teve força nos Estados Unidos e aqui também é bem vista, mas com restrições. A atividade deve ter a ver com o cargo em questão ou deixar alguma competência sua mais evidente. Dois exemplos deste tipo de informação seriam: “Gestor do Centro Comunitário” (demonstra capacidade de administrar processos) ou “Fotografia de Natureza” (Interesse pelo belo, paciência).

Utilizar um mesmo currículo para diferentes vagas?

Adaptar o currículo para diferentes vagas é uma prática correta. Cada empresa busca um perfil de candidato, e você pode fazer pequenas alterações para destacar habilidades diferentes em cada currículo enviado. A começar pelos objetivos profissionais. Para vagas de administração, por exemplo, é importante destacar suas competências técnicas. Se o cargo for em uma empresa de marketing, é interessante mostrar como você aplicou estes conhecimentos para melhorar procedimentos.

Cursos incompletos ou não concluídos?

Dependendo do tipo de curso, vale a pena incluir no currículo e mostrar o estágio de cursado. Graduações, mestrados e doutorados, assim como especializações e pós-graduações devem ser incluídos. Outros tipos de cursos só devem ser incluídos quando forem relevantes para a vaga e tenham peso institucional.

Colocar pretensão salarial?

As empresas costumam indicar quando querem que o candidato inclua a pretensão salarial no currículo. Quando não pedirem, desconsidere esta opção. Caso a empresa solicite, os especialistas recomendam fazer uma pesquisa de mercado e sugerir um valor em torno de 20% maior. Em muitos casos, esta pretensão serve como filtro e mostra quem está alinhado com o mercado.

Colocar contatos de pessoas como referência?

Quando o selecionador precisar de referências, ele fará o pedido. Os contatos das referências profissionais não devem figurar no documento. Você pode ter uma folha à parte, que deve entregar somente quando solicitado.

Capacite-se na Microlins!

Está em dúvida de como fazer seu primeiro currículo? Confira aqui como fazer um currículo para o primeiro emprego e garanta uma vaga no mercado de trabalho! Conheça os cursos da Microlins e melhore seu currículo! Não perca tempo, estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning