:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

21 de abril de 2016 • 17h45 • atualizada 25 de abril de 2016
Carreira: Saiba o que não colocar em um currículo

Carreira: Saiba o que não colocar em um currículo

Mercado de Trabalho

O primeiro passo para conquistar uma vaga de emprego é a elaboração perfeita de um currículo. Afinal, algumas informações inadequadas e que não são bem aceitas entre os recrutadores das empresas podem até te eliminar instantaneamente de uma seleção. Por isso, é importante que o seu currículo seja atrativo e com uma apresentação profissional correta do que realmente importa para o mercado de trabalho.

Separamos algumas dicas das informações que são consideradas desnecessárias para se colocar em um currículo profissional para você não errar na hora de impressionar o recrutador. Confira:

NÚMERO DE DOCUMENTOS COMO RG OU CPF

Atualmente, inserir número de documentos não é necessário e muito menos seguro. O currículo é um documento de fácil acesso e inserir tais dados pode gerar insegurança do candidato. Além disso, as empresas somente irão buscar essas informações em alguma fase avançada do processo seletivo, quando realmente for necessário.

CURRICULUM VITAE

O termo saiu de moda e não é mais usado. Além de ultrapassado, vai de encontro ao que é importante de fato na hora do recrutador começar a ler o currículo: identificar o dono do documento. Comece a elaborar o seu currículo com seu nome em evidência, sem títulos e sem modismos.

PRETENSÃO SALARIAL

É um quesito que requer certa flexibilidade. O importante é saber se a informação é necessária, ou seja, se foi solicitada pela empresa. Caso contrário, é preferível deixar esse dado de fora. Haverá o momento certo para tratar disso durante o processo seletivo.

REFERÊNCIAS PROFISSIONAIS

Esta é outra informação que só deve ser informada se realmente for solicitada. Além disso, o ideal é fazer em folha à parte, dada sua importância no processo. Note, é diferente de experiência profissional, que deve sim estar no currículo: estamos falando de um documento completo, inclusive com contatos das pessoas que trabalharam com os candidatos nas empresas anteriores.

ASSINATURA

Dispensável. Não é necessário assinar o currículo, pois é um documento que não exige esse tipo de formalidade. Preocupe-se em colocar as informações que a descrição da vaga pede e deixe esse tipo de detalhe para outro documento, como uma carta de apresentação, se solicitada.

QUALIFICAÇÃO

Um currículo bem elaborado é um grande diferencial. Porém, ter boas qualificações é essencial para se destacar diante dos demais. Na Microlins você é capaz de conquistar a qualificação que tanto deseja e subir mais um degrau rumo ao sucesso. Estamos esperando por você!


Está com dúvidas de como preparar um currículo relevante para o mercado de trabalho? A Microlins te ajuda! Cadastre-se agora mesmo no site da Microlins, matricule-se e ganhe o Pacotão da Profissão: você vai aprender como aprimorar seu marketing pessoal, elaborar um currículo 2.0, enviar e-mails profissionais e receber muito mais dicas sobre entrevistas de emprego.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning