:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

19 de janeiro de 2017 • 09h43 • atualizada 19 de janeiro de 2017
Como desenvolver inteligência emocional para vencer no mercado de trabalho

Como desenvolver inteligência emocional para vencer no mercado de trabalho

Mercado de Trabalho

Alcançar uma carreira de sucesso é o sonho de todos que estão em constante progresso profissional. Por isso, é preciso sempre se capacitar no mercado de trabalho e buscar novas formas de evoluir na área de atuação. Mas o que pode acontecer entre os que estão na frequente corrida pelo sucesso é de focar somente nos requisitos técnicos e se esquecer de desenvolver habilidades extremamente importantes para a rotina de trabalho como a inteligência emocional.

Mas você sabe o que significa ter inteligência emocional e como desenvolvê-la? Para tirar suas dúvidas, a Microlins explica hoje tudo que você precisa saber sobre esta prática cada vez mais comum entre os líderes de sucesso. Confira:

O que é inteligência emocional?

É a habilidade de saber compreender e gerenciar situações, tanto própria como de outros ao redor. Ou seja, uma pessoa que possui essas características é capaz de desenvolver um comportamento inteligente e de autocontrole de acordo com cada situação e pessoa que se relaciona.

Isso significa que quem tem um maior controle das emoções, humor e reações diante de situações complexas do dia a dia no trabalho são mais produtivos, motivadores e comprometidos. Mas a inteligência emocional não é necessariamente um dom: é um exercício que pode ser estimulado diariamente.

Como desenvolver a inteligência emocional

Para que você comece a partir de agora a praticar suas melhores habilidades emocionais, siga estas dicas da Microlins:

Procure colocar-se no lugar do outro

Desenvolva a capacidade de ouvir as pessoas e entender o que elas precisam no momento. Exercite a capacidade de não se abater com os problemas dos outros, mas sim de entender e saber como ajudar e interagir com a pessoa.  A empatia é uma ótima forma de estreitar relacionamentos profissionais, melhorar a comunicação e conquistar aliados dentro e fora da empresa.

Saiba interpretar as emoções das outras pessoas

Seja observador e trabalhe uma percepção constante de emoções das outras pessoas: repare nas palavras que elas utilizam, assim como gestos corporais. Analisar como as outras pessoas se comportam pode ser útil para direcionar seus objetivos de acordo com o propósito que pretende alcançar.

Motive-se o tempo todo

Foque-se sempre em pequenas metas e objetivos durante o seu dia no trabalho. A capacidade de automotivação é essencial para aqueles que buscam uma carreira de liderança e faz com que sua produtividade aumente cada vez mais.

Entenda seus próprios sentimentos

É importante que você consiga definir o que sente em cada momento e saber a diferença de cada sentimento. Isso torna mais fácil sua capacidade de potencializar as sensações imprescindíveis para o trabalho, assim como reorientar seus sentimentos negativos para os confiantes.

Controle sentimentos prejudiciais

Desenvolva a capacidade de ter controle das emoções intensas. Em situações de estresse, por exemplo, é comum que algumas pessoas adquiram um bloqueio de como resolver o cenário da forma mais sensata. A partir do momento que você se acalmar e controlar a ansiedade, o pensamento ficará mais estratégico e direto.

Capacite-se na Microlins!

Se você busca melhorar sua inteligência profissional para tornar-se um profissional melhor, não deixe de conferir o curso de Evolução Pessoal da Microlins. Inicie agora mesmo sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning