:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

17 de janeiro de 2017 • 12h11 • atualizada 17 de janeiro de 2017
Como pedir aumento para seu chefe

Como pedir aumento para seu chefe

Mercado de Trabalho

Se você já precisou pedir um aumento de salário para seu chefe, sabe muito bem como essa situação deixa qualquer um apreensivo. Diversas situações podem acontecer para que você tome a iniciativa, mas saber como solicitar corretamente um aumento de salário para o seu superior pode aumentar suas chances de ser bem sucedido no seu pedido.

Primeiramente, é necessário que você entenda quais situações são consideradas “aceitáveis” e quais não são bem vistas ao pedir um aumento de salário. Partindo destes requisitos, a Microlins preparou um guia para que esta ocasião seja bem mais fácil de se planejar. Confira:

Quando não pedir aumento?

Motivos pessoais

Apesar de ser um dos contextos mais explorados pelos funcionários, alegar que o salário não será suficiente para alguma situação como filhos a caminho ou despesas pessoais não é garantia de aumento. Ceder um acréscimo na sua remuneração por este argumento só abre precedentes para que seus colegas também façam o mesmo. Claro que o momento pode não ser favorável, mas como a justificativa não diz respeito ao seu desempenho profissional, é provável que a sua resposta seja negativa.

Situações de crise

Sem dúvida, pedir aumento de salário quando a empresa não está em uma situação financeira muito boa é garantia de rejeição. Toda empresa quer segurança para manter-se estável e, em momentos como esse, existe muita instabilidade. O melhor é também ser compreensivo e aguardar até que a economia ou mercado estejam em melhores condições.

Tempo de casa

Também não é considerado uma argumento muito plausível para receber um aumento, a não ser que todos tenham recebido menos você. Tirando isso, o tempo que você trabalha na empresa pode não refletir nos resultados que você apresenta durante seu expediente. Por isso, o que mais vale do que período trabalhado é a competência e produtividade.

Quando pedir aumento?

Proposta de outra empresa

Use o bom senso se for utilizar esta justificativa. O mais recomendado é conversar somente com o chefe sobre esta situação, esclarecendo suas preferências. Se ele perguntar sobre o salário que está sendo oferecido, nunca minta: seja sincero e apresente todos os benefícios que a nova empresa está oferecendo.

Salário incompatível com o mercado

Além de ter uma base nacional de acordo com a sua função, faça pesquisas na sua região: procure nos setores e principais concorrentes qual a média salarial do seu cargo. A partir desta investigação, é possível que você tenha um valor em mente quando precisar equiparar seus ganhos de acordo com o que é proposto no mercado.

Expectativas superadas

Somente atingir as metas não é suficiente para pedir um aumento, é preciso muito mais do que isso. Se você adquiriu mais funções, obteve mais responsabilidades e tirou tudo de letra, superando todas as expectativas, nada mais justo do que ser melhor remunerado. Apresente números, mostre seu valor e tente provar o quanto seu trabalho tem sido essencial para os ganhos da empresa.

Como fazer o pedido de aumento?

A maneira mais eficaz e profissional de fazer um pedido de aumento de salário é agendar uma conversa com o chefe, de preferência na sala dele, sem interrupções de terceiros ou em momentos conturbados do dia. Não atropele a hierarquia conversando com o superior de seu chefe, prefira conversar primeiramente com seu superior.

Na reunião, seja direto e esteja preparado com dados e informações que comprovem sua produtividade. Faça um breve histórico de sua carreira e conquistas, relembre resultados, desafios superados, projetos implementados e comprometimento.

Seja educado, evite chantagens emocionais e esteja preparado para perguntas e negações. Vá preparado para receber um não, mas não seja agressivo caso isso aconteça: simplesmente agradeça a atenção e pergunte o que você deveria fazer para receber o aumento. Se a resposta for positiva, negocie valores calmamente ou aguarde alguns dias para que ele receba a resposta de outros superiores de acordo com a sua solicitação.

Se você busca tornar-se um profissional melhor, não deixe de conferir também 7 atitudes que farão você evoluir em sua carreira e conquistar um aumento de salário de forma mais simplificada. Mas se você quer se capacitar para o mercado de trabalho, conheça as qualificações que a Microlins oferece e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca mais tempo, estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning