:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

20 de junho de 2016 • 14h05 • atualizada 20 de junho de 2016
Primeiro Emprego: como fazer um currículo para o primeiro emprego

Primeiro Emprego: como fazer um currículo para o primeiro emprego

Mercado de Trabalho

O currículo é a porta de entrada para conquistar uma vaga em uma empresa. Apesar de ser imprescindível em uma seleção, ele tem basicamente duas grandes funções: a primeira é a de chamar a atenção de um recrutador para que você seja chamado para uma possível entrevista e a segunda, de ser um roteiro a ser seguido em uma etapa presencial.

Um profissional de recursos humanos leva menos de um minuto para avaliar as primeiras informações de um currículo, por isso, ter um currículo organizado, atualizado e bem formatado, com fontes iguais e tamanhos diferentes apenas para títulos, é a primeira parte que chamará atenção de um recrutador. Além disso, o documento deve ser objetivo, ou seja, duas páginas são suficientes para que você preencha todos os detalhes necessários. Por esse motivo, saiba quais são as informações mais relevantes para adicionar ao seu curríuculo e deixe os detalhes para a entrevista presencial.

É importante também que não haja erros de digitação, gramática e principalmente de informações. Isto porque, na entrevista, você responderá perguntas retiradas do seu currículo. Por isso, se você incluir alguma informação que não seja verdadeira, pode se prejudicar ao ser perguntado sobre ela.

Confira algumas dicas da Microlins para montar um bom currículo e ingressar no mercado de trabalho:

Dados pessoais

Antes de falar sobre qualquer assunto, você precisa se idenfiticar. É por meio desses dados que os recrutadores entrarão em contato com você, caso seja chamado para a próxima etapa do processo seletivo. Informe seu nome completo, endereço, telefone e e-mail para contato, além da data de nascimento e link para direcionar à sua página no LinkedIn, caso tenha.

Objetivos

Seu objetivo deve ter apenas uma linha e ser direto. Ele serve para mostrar ao recrutador o cargo ou área que deseja ocupar. Caso você tenha interesse em trabalhar em áreas diferentes, é importante que faça um currículo diferente para cada uma delas. Currículos com objetivos muito vagos ou disponíveis para qualquer setor são os primeiros a serem descartados.

Formação acadêmica

Esta area é destinada para que você mencione sua formação e os lugares onde estudou. Você deve informar o nome da instituição que estudou, a data de início e término do curso. Neste espaço, também deve ser mencionado o colégio que fez o ensino médio, por ordem cronológica, caso não tenha o superior. Caso ainda esteja cursando, é importante que você coloque a data de previsão da conclusão. Se fez um curso técnico junto com a faculdade ou com o ensino médio, você deve mencioná-lo em outro campo, o de Atividades Complementares.

Idiomas

Use este espaço para mostrar seus conhecimentos em outros idiomas, se tiver. É importante que você diga qual é seu nível de conhecimento em cada um deles. Lembre-se, não coloque informações falsas, pois você será testado na etapa presencial da entrevista. O inglês é o idioma mais visado no meio corporativo, por isso, se você ainda não sabe falar, conheça os cursos de inglês da Microlins.

Informática

Neste espaço, você deve mencionar quais são os seus conhecimentos na área de informática, e dizer o quanto você sabe de cada ferramenta. As mais comuns e utilizadas no meio corporativo são as que fazem parte do pacote Adobe, como Microsoft Word, Power Point e Excel. Se não tem conhecimento nessa área, a Microlins possui o curso Informática Essencial, que pode te ensinar a usar estes e outros softwares.

Também é nesta parte que você deve incluir seu conhecimento em Internet, redes sociais e outros programas que podem ser úteis para a vaga desejada. Vale lembrar que ter conhecimento em Internet não significa saber apenas navegar e realizar busca em sites como Google, Bing e Yahoo. É ter contato frequente com um computador e saber utilizar atalhos e sites úteis para a vaga.

Informações complementares

Aqui você deve escrever as atividades que já realizou, como por exemplo, trabalhos voluntários, habilidades, cursos extracurriculares já realizados e alguma informação particular que você deseja compartilhar. Mas lembre-se: apenas escreva o que é relevante para a vaga!

Se interessou? A Microlins te ajuda a tornar-se um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Matricule-se na Microlins e ganhe o Pacotão da Profissão! Você vai aprender como aprimorar seu marketing pessoal, elaborar um currículo 2.0, enviar e-mails profissionais e receber muito mais dicas sobre entrevistas de emprego. Cadastre-se agora mesmo no site e aproveite!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning