4 passos para dominar uma apresentação em público

Além da capacitação necessária, a pessoa que domina a oratória destaca-se entre os concorrentes a uma vaga ou promoção de trabalho. Liderar uma reunião de equipe, apresentar a empresa a um possível cliente, defender um case bem-sucedido em um prêmio do setor são exemplos de atividades destinadas aos líderes.

“Falar bem em público é uma habilidade a ser desenvolvida e poucas pessoas nascem com esse dom. O mais importante é buscar aprender e, assim, cativar o público, seja ele seu chefe ou uma plateia de 200 pessoas”, revela Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching.

Confira abaixo as orientações do especialista.

1. Prepare-se bem

Quem não domina o assunto tem insegurança ao defendê-lo. Com isso, perde a credibilidade. “Estudar com antecedência o conteúdo da apresentação, rever os argumentos dos pontos citados, buscar prever possíveis dúvidas e ter respostas na ponta da língua são atitudes que dão confiança ao orador e transmitem segurança aos expectadores”, indica Villela.

2. Conheça o público

Descubra as características do público para o qual você irá falar. Saber qual é a área de formação, faixa etária e gênero a que pertence ajuda a adaptar a linguagem utilizada. Para estudantes que ainda estão em fase de aprendizagem, por exemplo, é preciso explicar os termos técnicos. Já para os profissionais da mesma área, não existe essa necessidade. Adequar a linguagem torna o discurso mais assertivo e atrativo aos ouvintes.

3. Assuma o controle

A ansiedade ou o medo no momento de falar em público é inevitável, mas é preciso ter controle sobre essas emoções. Seguindo os passos anteriores, este é consequência.

4. Valorize suas qualidades

Identifique suas melhores características, como carisma e simpatia, e utilize-as ao seu favor para se comunicar melhor. “Somos mais interessantes por nossas particularidades, por isso descobrir seus pontos fortes e saber como usá-los em seu benefício é uma grande vantagem”, diz Villela.?