:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

06 de janeiro de 2017 • 18h03 • atualizada 09 de janeiro de 2017
Como planejar metas alcançáveis para 2017

Como planejar metas alcançáveis para 2017

Organização pessoal

Todo final de ano é a mesma coisa, pensamos no ciclo que está por terminar e refletimos sobre o que deu certo e o que não aconteceu exatamente como esperávamos. Daí, chega o momento de repetir a pergunta: “o que quero fazer daqui pra frente, no ano que vem?”. Vários pensamentos vêm à cabeça e entramos novamente na etapa de pensar e planejar. Mas é preciso disciplina e dedicação, além de levar o planejamento a sério.

Uma pesquisa da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, e que foi publicada pelo Statistic Brain Research Institute, mostra que 45% das pessoas costumam planejar seu futuro para o ano seguinte. Por outro lado, o mesmo estudo revela que somente 8% têm sucesso no cumprimento das metas estabelecidas, 49% fracassa com frequência e 24% nunca conseguiu atingir nenhuma meta.

Independente da resposta, a Microlins tem como meta dar orientações para que qualquer pessoa possa tomar o controle de seu futuro e planejar seus próximos passos. Vamos falar sobre o planejamento do seu amanhã?

Primeiro passo - Definir as Metas

Hora de sair do mundo da imaginação e partir para a prática. Neste sentido, não existem atalhos, saídas miraculosas ou fórmulas mágicas, a saída é planejar suas metas. Por mais sorte que você tenha, nenhum resultado acontece do nada, sempre se trata de uma reação a escolhas anteriores. É exatamente em relação às escolhas que você precisa ter cuidado e definir metas factíveis.

Especialistas afirmam que, muitas vezes, não definimos como meta um desejo real. Acabamos desejando algo que outras pessoas esperam de nós ou mesmo buscamos objetivos além do nosso alcance. A sociedade pode ser um parâmetro para nossas escolhas, mas não deve ser quem decide nosso futuro. Pense, de fato, o que você realmente quer fazer?  

Após refletir sobre esta pergunta, você pode criar uma lista separada por campo pessoal e profissional. Como exemplos, digamos que no campo profissional você decida: 1. Começar um MBA; 2. Procurar um novo emprego; 3. Especializar-se em uma tarefa. No campo pessoal, suponhamos que você queira: 1.Passar mais tempo com sua família; 2.Praticar um esporte regularmente; 3. Fazer uma viagem pro exterior. É importante não sobrecarregar a lista e depois ter que abandonar itens por falta de tempo.

Segundo Passo - Definir as etapas de cada objetivo

Estabelecer as metas é o primeiro passo, mas não pare por aí. Aliás, muitas vezes esse é o grande problema: lembre-se de que 45% planeja, mas só 8% conseguem atingir os resultados. Pegue cada item que você desenvolveu no primeiro passo e desdobre as ações necessárias para que se realizem. Vamos dar alguns exemplos, seguindo o que definimos no primeiro passo:

Campo Profissional

1. Começar um MBA

    a. Definir o tipo

    b. Encontrar cursos disponíveis

    c. Avaliar factibilidade (tempo, custo, deslocamento, etc.)

    d. Inscrever-se

    e. Cursar

2. Procurar um novo emprego

    a. Definir área

    b.  Buscar oportunidades

    c. Preparar-se (criar um currículo, estudar as empresas, etc.)

    d.Entrar em contato para conseguir a entrevista

Campo Pessoal

1. Passar mais tempo com a família

    a. Quem são os parentes que você quer ver

    b.Quando pode vê-los

    c. Programar as visitas

    d. Comprar um presente para levar :)

2. Praticar um esporte regularmente

     a. Escolher um esporte que você realmente goste

     b. Identificar onde pode praticá-lo

     c. Planejar o horário, de acordo com suas possibilidades

     d. Começar e ter uma vida mais saudável

Não se trata somente de estabelecer metas, é preciso definir os passos para atingir cada objetivo. Caso contrário, as vontades permanecem no campo das ideias, sem que se materializem e deem frutos.

Terceiro passo - Medir o desempenho

Finalmente, hora de avaliar se seu planejamento está dando resultados e suas tarefas estão avançando. Há uma frase de Peter Drucker, pai da administração moderna, que diz que “o que não é medido não pode ser melhorado”. Logo, é fundamental que você organize todo seu planejamento e estabeleça datas para cumprir cada etapa.

Crie um cronograma e distribua as tarefas. A partir daí, você vai poder acompanhar o avanço de cada objetivo traçado. Se atrasou algum, não se desespere, avalie a situação e se ajuste. Se antecipou, parabéns, você está entrando pro time dos 8% que consegue cumprir seus objetivos.

Mesmo que seja difícil, a tarefa não é impossível. Definir metas para a sua vida pessoal e profissional é fundamental para que você possa evoluir e vencer dificuldades. De fato, você tem duas opções opostas: pensar no seu futuro ou ficar esperando seus problemas se resolverem por conta própria. Dito isso: Que tipo de pessoa você é? Das que esperam ou que fazem acontecer?

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça o curso de Evolução Pessoal da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning