:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

06 de abril de 2017 • 09h49 • atualizada 06 de abril de 2017
Comportamentos que acabam com a sua produtividade

Comportamentos que acabam com a sua produtividade

Organização pessoal

Ser produtivo é conseguir administrar tempo, talento e recursos com o objetivo de ser eficiente. Entretanto, para que a produtividade esteja sempre presente na sua rotina, é importante conhecer a si mesmo, entender quais hábitos contribuem para isso e quais são seus inimigos. Na Microlins, você sempre encontra dicas de organização pessoal para ajudar nas tarefas do dia a dia e hoje, você saberá que comportamentos deve evitar para não prejudicar sua produtividade. Confira:

Dormir pouco

Pode parecer algo sem relevância, mas uma noite mal dormida pode causar uma perda de produtividade muito grande, já que o sono pode tornar os reflexos mais lentos e provocar perda de concentração.

Como evitar:

Um estudo feito em 2015 pela National Sleep Foundation, dos Estados Unidos, orienta que pessoas adultas, entre 18 e 64 anos, devem dormir de 7 a 9 horas por noite. Procure manter um horário regular para dormir e acordar. Isso faz com que seu organismo siga um ritmo único.

Perder tempo com pequenas distrações

Você se distrai com facilidade? Isso costuma ser um dos fatores que mais influenciam para a baixa produtividade. Por mais que pareça algo muito pequeno e inofensivo, parar o que está fazendo para ver uma mensagem no celular, conferir uma rede social ou falar algo desnecessário com o colega pode ser muito prejudicial, já que você deixa de produzir não apenas pelo período em que está parado, mas também pelo tempo que leva para voltar ao ritmo.

Como evitar:

Deixe o celular fora do campo de visão e no modo silencioso, não mantenha redes sociais abertas no computador e evite conversas aleatórias enquanto estiver no meio de uma tarefa. Para alguns, ouvir música com fone de ouvido ajuda na concentração, descubra se essa técnica também funciona com você.

Deixar tarefas importantes para depois

Ao tentar deixar algo importante para depois, acabamos prejudicando todo o andamento do nosso trabalho. A preocupação com não conseguir realizar a tarefa, não ter tempo suficiente ou não saber como executá-la acaba ocupando o espaço em nossa mente que deveria ser dedicado exclusivamente ao que estamos trabalhando naquele momento.

Como evitar:

Identifique a relevância e urgência das tarefas de seu dia e vá executando segundo essa classificação, deixando o que não é tão importante para o final.

Não praticar exercícios

Que levar uma vida sedentária é prejudicial à saúde todos sabem, mas é preciso dar atenção ao efeito que a falta de exercícios pode causar para nosso cérebro. Um estudo publicado pela revista Current Topics in Behavioral Neurosciences, em 2012, afirma que a prática regular de exercícios ajuda a pensar com mais clareza e melhora a memória.

Como evitar:

Dedique um tempo do seu dia para se exercitar e seja exigente consigo mesmo. Busque algo que lhe interesse, pode ser um esporte coletivo, musculação, dança ou uma corrida no parque. O importante é não deixar que o cansaço ou a preguiça impeçam você de trabalhar o corpo e a mente.

Dizer “sim” quando deveria dizer “não”

O estresse é inimigo declarado do bem-estar emocional e, consequentemente, da produtividade. Uma atitude que pode deixá-lo estressado é dizer “sim” para tudo. Ao sobrecarregar-se de tarefas, o seu nível de cansaço aumenta e suas tarefas passam a levar mais tempo e perder qualidade. Procure identificar essas situações e buscar técnicas para se manter relaxado no ambiente de trabalho.

Como evitar:

Desenvolva autocontrole e seja crítico com o que realmente é possível. Não diga “sim” a algo que poderá atrapalhar seu rendimento só para agradar alguém. Dizer “não” para uma demanda não quer dizer, necessariamente, que você não tem capacidade ou que não quer ajudar, mas que você prefere dedicar sua atenção e cumprir suas funções com excelência.

Agora que você já sabe identificar hábitos ruins e já viu dicas para evitá-los, passe a observar o seu comportamento e optar por aquilo que contribui para sua produtividade. Confira também algumas técnicas para evitar o tempo ocioso

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se desenvolver para a vida pessoal e para o mercado de trabalho. Conheça as opções de cursos e impulsione sua carreira.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning