Como fazer um fluxograma no Word

Dentro de qualquer empresa, existem processos para facilitar o desenvolvimento de determinadas ações. Normalmente, as ordens são pré-estabelecidas e devem ser repassadas aos funcionários de forma clara, para que possam ser bem executadas.

A melhor forma de apresentar esses processos é por meio de um tipo específico de diagrama: o fluxograma. Um fluxograma é um meio de representação que é possível visualizar todas as etapas necessárias para a conclusão de determinada tarefa. Por meio de símbolos gráficos, é possível saber exatamente o que é preciso fazer durante o fluxo de trabalho.

A Microlins traz um passo a passo rápido e fácil para ajudar você a desenvolvê-lo com o Microsoft Word. Confira também outras dicas que nós preparamos para facilitar sua vida com esse programa do pacote Office.

Fluxograma com SmartArt

O Word oferece uma ferramenta prática chamada SmartArt. Com ela, é possível inserir modelos prontos de diagramas e elementos gráficos.

1 – Abra um novo documento do Word. Na barra superior, vá em “Inserir” e clique em “SmartArt” para abrir a janela da ferramenta. Existem diversos modelos prontos e, antes de tudo, é necessário escolher a melhor alternativa para o que você precisa.

Em uma situação em que as tarefas não são sequenciais, a opção de “Lista” na janela aberta pode conter as alternativas mais adequadas. Em um processo sequencial, em que uma etapa depende dos resultados da anterior, as opções dentro da aba “Processo” são mais interessantes.

Normalmente, eventos que se repetem são mais adequados aos modelos listados em “Ciclo”. Enquanto outros, que envolvem hierarquias de ocorrências e pessoas, são melhor representados nas abas “Pirâmide” e “Hierarquia”.

Analise com calma o processo que deseja representar e procure nos modelos o tipo de fluxograma mais eficiente. Nesse primeiro exemplo, usaremos um fluxograma para representar a fabricação, análise e distribuição de um produto dentro de uma empresa. Para isso, escolhemos a opção “Hierarquia Rotulada”.

2 – Ao clicar em “Ok”, o diagrama será gerado automaticamente. Se não quer utilizar todas as formas, selecione-as e clique em “Delete” no teclado.

3 – Caso queira inserir novas formas, basta ir em “Design” na barra superior, clicar em “Adicionar Forma” e escolher a posição da nova caixa.

4 – Após organizar o número e a disposição das formas, clique na caixa de “Painel de texto” ou sobre a palavra “[Texto]” para inserir o conteúdo.

5 – Se desejar editar a fonte, mudando seu tamanho ou personalizando com destaques e cores, selecione o texto, vá em “Página Inicial”, nas opções de “Fonte” e edite como quiser.

6 - Para formatar o SmartArt, vá em “Design”, “Alterar Cores” e verifique as opções.

Feito isso, seu fluxograma estará pronto!

Fluxograma com Formas

Além dos modelos prontos do SmartArt, há a opção de criar o seu fluxograma manualmente usando a ferramentas “Formas” do Word. Confira como fazer um modelo de procedimento para funções simples:

1 – Na barra superior, clique em “Inserir”, “Formas” e insira os retângulos e linhas para compor o diagrama.

2 – Com as formas inseridas, clique em “Inserir” e depois em “Caixa de Texto” para determinar os locais em que haverá conteúdo.

3 – Edite o texto selecionando-o e fazendo as alterações em “Página Inicial”, “Fonte” e “Parágrafo”.

4 – Para mudar as cores de preenchimento e contorno da forma, vá em “Formatar” e confira as opções em “Estilo de Forma”.

Pronto, seu fluxograma já está completo!

Agora que você já conhece as duas formas de criação de fluxograma no Word, pode escolher a que preferir e desenvolver as apresentações de processo da sua empresa.

Capacite-se na Microlins!

Conheça as opções de <a href="http://www.microlins.com.br/c