Como fazer um organograma no Word

No mercado de trabalho, as empresas costumam se estabelecer com uma estrutura organizacional bem definida para determinar como suas atividades devem ser desenvolvidas e como é disposta a hierarquia de cargos.

O melhor jeito de se apresentar a hierarquia é por organogramas, um tipo de gráfico específico para demonstrar a estrutura formal das áreas e posições da organização. No texto de hoje, a Microlins ensina você a criar um organograma de duas formas simples e práticas no Word. Confira o passo a passo.

Como fazer um organograma usando SmartArt

Passo 1 – Abra um novo arquivo de Word e, na guia superior, clique em “Inserir” e depois em “SmartArt”.

Passo 2 – Na janela que será aberta, escolha a opção “Hierarquia”. Dentro dela, você verá diversas opções de modelos. Para esse exemplo, optamos pelo “Organograma com Nome e Cargo”.

Passo 3 – Ao inserir o gráfico, ele será apresentado com uma quantidade de espaços predefinida. Para alterar, basta selecionar o nível que deseja alterar, ir até a guia “Design” e clicar em “Adicionar Forma” que as opções disponíveis vão aparecer. Se quiser excluir um espaço, basta selecioná-lo e apertar “Delete” no teclado.

Passo 4 – Após organizar os espaços conforme suas necessidades, é a hora de alterar o texto. Para isso, você pode apenas clicar sobre as formas ou ir na guia “Design”, “Painel de Texto” e digitar os textos nos campos correspondentes.

Passo 5 – Feitas as alterações de texto, você pode personalizar seu organograma com cores e fontes diferentes da sugeridas pelo SmartArt. Para isso, vá em “Design”, “Alterar Cores” e escolha a opção que preferir.

Pronto, seu organograma está pronto.

Como fazer organograma usando formas

Além dos modelos padrões oferecidos pela ferramenta SmartArt, você também pode criar seu organograma por meio das formas oferecidas pelo Word. Abaixo reproduzimos o mesmo exemplo que o anterior, mas de forma manual. Confira!

Passo 1 – Em um novo documento, vá na guia “Inserir”, em “Formas” e escolha a que preferir.

Passo 2 - Distribua a forma escolhida conforme a hierarquia que deseja e insira linhas para conectar os cargos. A dica é definir um tamanho padrão e apenas copiar as formas.

Passo 3 – Para alterar a cor das formas, basta selecioná-las, ir na guia “Formatar” e definir as opções de “Preenchimento”, “Contorno” e “Efeitos” da forma.

Passo 4 – Após formatar as formas, vá em “Inserir”, “Caixa de Texto” e selecione a opção “Desenhar Caixa de Texto”, para que você insira as caixas nas formas.

Passo 5 – Insira o texto, selecione-o e, em seguida, vá na guia “Página Inicial” para alterar as formatações de “Fonte”.

Pronto! Feito isso, você terá seu organograma manual, assim como o feito no SmartArt.

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