Guia de Profissão: o que faz um programador web?

Você curte lidar com tecnologias, desenvolver softwares cheios de códigos e ver um programa tomar vida? Então você provavelmente teria interesse na profissão de um programador web! Quer saber mais sobre o que esse profissional faz no dia a dia do trabalho? Então acompanhe este post que preparamos para você!

O que um programador web faz?

Esse profissional é responsável por desenvolver sites, portais e aplicações relacionadas ao ambiente da internet. Geralmente, esses serviços são acessados por meio de um navegador e ficam hospedados em servidores web.

Como é o mercado de trabalho?

Em geral, o mercado de trabalho nas áreas que envolvem tecnologia e informática estão muito bem, por isso não seria diferente para os programadores web. Há mais vagas abertas do que profissionais para ocupá-las, principalmente em pequenas e médias empresas. Mas para entrar no mercado, é preciso ter uma boa qualificação!

Você pode optar por fazer um curso profissionalizante, como o curso de programador web da Microlins, ou por adquirir conhecimento em diversas linguagens usadas no desenvolvimento de programas fazendo cursos livres, on-line ou presenciais. O profissional também pode optar por cursos de graduação, como Ciência da Computação, Informática ou Sistemas de Informação.

Quais são os conhecimentos necessários?

Para ser um programador web, além de saber linguagem de programação, é preciso ter domínio de outras ferramentas. Normalmente, as mais solicitadas pelas empresas são: ASP, .NET, Java, PHP e a linguagem SQL. Além disso, o conhecimento sobre banco de dados é importante para entrar em uma empresa que tem foco em ambientes web. Conhecimentos de HTML e CSS também são essenciais quando falamos em desenvolvimento web, pois facilitam o trabalho, além do fato de que o CSS permite que o programador personalize páginas na internet, fator muito procurado pelas empresas que querem ter destaque no mercado.

Como é a jornada de trabalho?

A jornada de trabalho de um programador web vai depender da empresa onde o profissional trabalha. Os programadores que abrirem o próprio negócio ou que trabalharem com pesquisa poderão fazer a própria rotina, assim o tempo é melhor administrado, mas as responsabilidades aumentam. Em relação às empresas, elas podem ser flexíveis, contanto que as horas de trabalho sejam cumpridas! Além disso, quando se é um candidato à vaga, é importante ler bem a proposta e analisar se ela se encaixa com seu perfil de trabalho.

Gostou de saber um pouco melhor sobre o que faz um programador web? Veja outros posts sobre mercado de trabalho e profissões no blog da Microlins:

Como trabalhar na área de turismo?

Como se tornar um profissional de administração?

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.