Guia de Profissão: Programador PHP

Hoje em dia é difícil navegar na web sem encontrar sites que não contenham PHP. Ocupando os primeiros lugares da lista de linguagens de programação mais utilizadas mundialmente, o PHP é essencial para quem quer trabalhar com desenvolvimento para a internet. Em conjunto com o MySQL, ele traz dinamismo, interatividade e independência de plataforma para os sites, além de integrar os mais importantes portais de notícias, lojas on-line e redes sociais.

A interação promovida pelo PHP é processada dentro do servidor, e não na máquina do usuário, retornando apenas os resultados para o navegador. Isso torna a linguagem bastante veloz e segura para lidar com dados confidenciais, como senhas e ou números de cartão de crédito.

A estabilidade, segurança e velocidade do PHP o tornam bastante atrativo para a maior parte das aplicações web. E a crescente expansão do comércio on-line traz ainda mais oportunidades para o profissional que sabe lidar com essa linguagem.

O que um programador PHP faz?

O programador PHP é responsável pelo desenvolvimento de programas que utilizam banco de dados e procuram uma interação com o usuário. Geralmente estes programas estão por trás de sites e servidores da web.

Além do desenvolvimento, o profissional também realiza manutenções em sistemas já existentes, resolvendo bugs, implementando novas funcionalidades e otimizando o desempenho de servidores.

O profissional que conhece a linguagem PHP é capaz de lidar com uma grande gama de bancos de dados e pode programar para múltiplos sistemas operacionais, trazendo uma vantagem competitiva substancial no mercado de trabalho.

Que atribuições o profissional deve ter?

é bastante importante para o programador PHP o constante acompanhamento do desenvolvimento da linguagem, que se atualiza constantemente. Novas funcionalidades e possibilidades de integração com outros sistemas surgem à medida que a linguagem evolui.

Quando a área envolve programação, é imprescindível que o profissional tenha em mente que seus códigos devem ser escritos de uma forma clara e legível, de forma que bugs possam ser corrigidos por outros colegas e implementações de novas funcionalidades não se tornem uma tarefa difícil. Programar em PHP não é somente escrever códigos para executar suas funcionalidades, o desenvolvimento é constante e a organização é um fator muito importante.

Como é o mercado de trabalho?

Nos dias de hoje, quase toda empresa necessita de um site e a maioria possui, de alguma forma, uma integração com essa linguagem. O aumento no acesso à internet fez crescer o mercado de empresas de Tecnologia da Informação, e elas lidam diretamente com bancos de dados e servidores que tem o PHP como sua principal linguagem de programação.

Além disso, é cada vez mais comum a realização de operações bancárias e transações comerciais on-line, e sendo o PHP parte integrante dessas aplicações devido à sua segurança, seu uso tende a crescer em conjunto.

Quanto ganha um programador PHP?

O salário desse profissional varia dependendo da região do país. A média nacional do salário de um programador PHP é de R$2.400,00. Ao longo do tempo, com o acúmulo de novas qualificações e experiência, você pode passar para cargos diferentes, como o de Analista de Sistemas PHP ou Analista Programador PHP, podendo aumentar seu salário para R$3.600,00 e além. Tudo depende de sua dedicação e acúmulo de conhecimento para destaque no mercado de trabalho.

Me interessei...mas como começo?

Se você está interessado em começar sua carreira com sucesso, a Microlins possui o curso Programador PHP. Dividido em 3 módulos, o curso passa por toda a base de conhecimento necessária, permitindo o entendimento pleno das linguagens MySQL e PHP, que são muito bem exploradas em seus respectivos módulos. Você será capaz de construir todo o conhecimento necessário para ser um ótimo profissional e se destacar no mercado de trabalho.

A Microlins vai ajudar você na jornada rumo ao sucesso. Conheça o curso Programador PHP e amplie ainda mais suas chances de crescimento. Não perca tempo, estamos esperando por você!