mercado de trabalho

Como procurar emprego? O sucesso nessa empreitada é algo que requer método, além de muito esforço e dedicação. Afinal, muitas outras pessoas estão na mesma situação que você, procurando a primeira ocupação ou querendo mudar de trabalho. 

Se você quer saber como procurar emprego pela internet e pessoalmente, este é o conteúdo certo! A seguir, veja um panorama do mercado e confira 10 dicas de como procurar e conquistar aquele emprego tão desejado, não só por causa do salário, mas levando em conta também o desenvolvimento da sua carreira. 

Como está o mercado de trabalho atual? 

Podemos dizer que o mercado de trabalho hoje é fortemente influenciado pela tecnologia. Ou seja, ela adentrou diversas áreas, sendo importante os candidatos terem ciência disso, de modo a se preparar da maneira correta. 

Além das habilidades técnicas requeridas, também conhecidas por hard skills, existem as competências comportamentais, chamadas soft skills. A união de ambas é o que faz um profissional ser disputado pelas empresas e ter bons salários. 

Qual a melhor maneira de conseguir um emprego? 

Quer saber como procurar emprego pessoalmente ou pela internet? A regra básica é trabalhar naquilo que você estudou, tem afinidade e praticou de algum modo. 

Por mais que pareça intuitivo, não faz muito sentido, por exemplo, ter feito um curso superior de Administração e trabalhar em um setor com pouca ou nenhuma relação com a área. A partir dessa premissa é que se cria uma estratégia capaz de fazer aquela vaga tão desejada ser preenchida por você! 

Como procurar emprego da maneira certa? 

Seguindo as próximas dicas, suas chances de se posicionar no mercado e ganhar bem tendem a aumentar. Acompanhe! 

1. Tenha um objetivo 

Quando o assunto é emprego, o objetivo precisa ser algo específico. Dito isso, tenha em mente aspectos como: 

  • qual tipo de empresa e localização se deseja trabalhar; 

  • emprego home office, presencial ou híbrido; 

  • cargo; 

  • carga horária; 

  • benefícios. 

2. Busque sempre se atualizar 

Antes de preparar o envio de currículos, estude previamente quais áreas estão com mais ofertas de trabalho. Além disso, por conta da tecnologia, é importante ter atenção a profissões que passaram a existir recentemente ou que vão aparecer em um futuro próximo. 

Um exemplo é o analista de Big Data, um profissional muito requerido pelas empresas, por atuar na transformação de dados brutos em conhecimento estratégico e inteligência de negócios. 

3. Tenha uma rotina 

Procurar um emprego requer algumas práticas que devem ser feitas de modo rotineiro. Entre elas podemos citar o cadastro em sites e redes sociais corporativas como o LinkedIn e a aplicação para as oportunidades que aparecerem. Saber como procurar emprego no LinkedIn atualmente é algo muito valioso. 

O importante é não deixar de se mexer. Além de caprichar em seu currículo na internet, separe um tempo para atualizar seu perfil nas plataformas profissionais ou faça o cadastro em sites de emprego para aplicação de vagas. 

4. Faça um cronograma 

Após estabelecer uma rotina, é chegado o momento de organizar todas as atividades em um cronograma, como se qualificar, preparar o currículo, melhorar o discurso oral e procurar oportunidades de emprego. Além de metas específicas, defina prazos, pois isso vai dar muito mais clareza sobre onde você quer chegar. 

Fazer um cronograma ou agenda ajuda você a executar suas atividades. Se por algum motivo não deu para fazer tudo, mas foi possível fazer 7 de 10 tarefas, por exemplo, isso já é considerado um grande feito. Com o tempo, a tendência é ir além e cumprir todos os objetivos e, assim, dificilmente você ficará sem emprego. 

5. Atualize o currículo 

Para manter seu diferencial competitivo, é importante que você faça cursos relacionados à sua área. Logo, sempre desenvolva seu currículo para enriquecê-lo e chamar a atenção do recrutador. 

6. Faça cursos 

Cursos em alta no mercado são muito bem-vindos em qualquer currículo. Por isso, busque a aprendizagem contínua, estudando e se dedicando sempre mais, pois essa atitude vai trazer recompensas duradouras, em termos de remuneração e reconhecimento na profissão. 

7. Use as redes sociais 

O LinkedIn é a rede social mais conhecida quando o assunto é emprego. Por isso, capriche ao construir ou atualizar o seu perfil. Afinal, ali existem muitos profissionais e empresas procurando pessoas qualificadas, seja para um trabalho presencial ou remoto. 

8. Tenha uma rede de contatos 

No LinkedIn é possível construir uma rede de contatos, mas também é importante ter networking fora dele. Na prática, quando surgir uma boa oportunidade, o profissional ou empresa vai ligar para você, em vez de outra pessoa. 

Portanto, nada de querer se isolar, pois isso dificilmente é uma estratégia que vai trazer retorno, certo? Vá em encontros, congressos, feiras de emprego, entre outros eventos importantes da sua área. 

9. Use sites com vagas de emprego 

Além do LinkedIn, existem vários sites com vagas de emprego diárias. Uma das páginas mais conhecidas é a da Catho, sendo que você faz um cadastro na plataforma e passa a receber oportunidades em seu e-mail, alinhadas ao seu perfil e vaga de trabalho que deseja preencher. 

10. Prepare-se para uma boa entrevista 

Se tem uma palavra que define uma boa entrevista de emprego, ela se chama comunicação. Ou seja, é se expressar bem e com segurança, articulando bem as palavras e mostrando ao recrutador que você tem total aptidão para aquela vaga. Contudo, o nervosismo muitas vezes toma conta do candidato, e isso tende a atrapalhar um pouco. 

No entanto, este é o momento de relembrar a primeira dica: tenha um objetivo. Dessa forma, as suas chances de gerenciar o nervosismo serão maiores, tanto em entrevistas online quanto presenciais. 

Em outras palavras, se você sabe onde quer chegar e confia no seu potencial, a fase da entrevista não vai ser um empecilho. Se falta ainda um pouco de expressividade, isso pode ser trabalhado antes da entrevista, para que quando estiver na frente do entrevistador, ele sinta confiança e clareza no seu objetivo. 

Com essas 10 dicas de como procurar emprego, você vai conseguir êxito na sua meta! Apenas reforçando mais uma vez, ter um objetivo é a base de tudo, e as etapas subsequentes são consequências. Com disposição e vontade de aprender, você tem o que precisa para ser um profissional altamente disputado pelas empresas. 

Gostou do assunto? Baixe o Ebook de Mercado de Trabalho e receba dicas imperdíveis que vão te ajudar muito!