7 dicas para construir boas relações no ambiente de trabalho

Saber trabalhar em equipe é um dos requisitos primordiais para a maioria dos empregos. As empresas querem um profissional que desempenhe suas funções com qualidade e saiba se relacionar com os colegas, chefes e parceiros de maneira equilibrada e agradável. Para tal, você precisa aprender a construir boas relações no ambiente corporativo. Confira algumas dicas que vão te ajudar nisso!

Estar disposto

O primeiro passo é estar disposto a construir boas relações interpessoais no ambiente de trabalho. Para tal, livre-se de qualquer julgamento prévio sobre as pessoas e procure se colocar no lugar dos outros, enxergando a realidade a partir de diferentes perspectivas. Esforce-se ao máximo para relevar certas coisas e contornar os problemas de maneira equilibrada.

Respeite o espaço dos outros

No ambiente de trabalho, é preciso lidar com diferentes personalidades; há alguns mais quietos, outros já mais expressivos e falantes. Além disso, ainda há o seu próprio modo de agir. Para não haver conflitos, é fundamental identificar o perfil de cada um e respeitar o espaço alheio, bem como a individualidade de seus colegas.

Separe o lado profissional do pessoal

Por mais que seja possível construir uma amizade duradoura que ultrapasse o espaço físico da empresa, a maioria das relações tende a ficar apenas no âmbito profissional. Portanto, evite falar sobre assuntos muito pessoais ou tecer comentários não condizentes com o ambiente. Ao mesmo tempo, você também encontrará colegas que não fariam parte da sua rede de amigos, mas com quem precisará conviver. Saiba deixar suas preferências afetivas um pouco de lado e se relacionar bem com todos.

Não leve as discussões para o lado pessoal

No dia a dia de trabalho, é comum que o chefe dê algumas broncas ou mesmo que os funcionários entrem em um embate de ideias sobre algum projeto. Se essas conversas e discussões são baseadas no respeito, não há motivos para se sentir atingido pessoalmente. Entenda que as discordâncias são saudáveis para a evolução do trabalho e as chamadas de atenção são oportunidades para construir aprendizados!

Seja gentil

Cumprimente as pessoas, mostrando simpatia a cada funcionário e parceiro, independentemente da posição que ocupam na companhia. Deixe os problemas pessoais do lado de fora da empresa! Mesmo se estiver estressado com algo relacionado ao trabalho, procure não se abalar e descontar nos outros. Mantenha-se sereno e bem-humorado - evite piadinhas impróprias com os colegas.

Mude aos poucos

Se você sentir que ainda não está fazendo tudo de que é capaz para construir boas relações no ambiente de trabalho, não tente mudar da água para o vinho do dia para a noite! Chegar na firma no próximo dia de manhã e sair distribuindo simpatia pode parecer um tanto “forçado”. Então vá com calma e mude algumas atitudes aos poucos, tornando o processo natural.

Mantenha a calma

Perder a calma em um momento de discussão pode ser prejudicial não apenas para o emprego, mas também para a carreira! Por isso é primordial manter-se sempre com a cabeça fria, mesmo nos momentos mais difíceis e estressantes. Saiba agir com tranquilidade, tomando decisões friamente.

Para te ajudar a construir boas relações no ambiente de trabalho, é fundamental conhecer o conceito de inteligência emocional! O termo se refere à capacidade de entender os próprios sentimentos e controlar as emoções de uma maneira equilibrada. Nós temos alguns conteúdos sobre isso; confira!

O que é inteligência emocional e como ela pode te ajudar?

Como desenvolver inteligência emocional para vencer no mercado de trabalho

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.