Como abordar recrutadores

Conversar diretamente com recrutadores e responsáveis por empresas é visto por muita gente como um modo de fazer contatos e ganhar uma forcinha extra nas próximas entrevistas de emprego. Porém, para que isso realmente tenha sucesso, é preciso ser muito cuidadoso e não sair por aí só mandando mensagens para as pessoas. Confira nossas dicas e veja como agir da melhor maneira!

é necessário conversar?

Em primeiro lugar, considere se é necessário mesmo conversar com o recrutador. Entenda que mandar uma mensagem abruptamente para uma pessoa só porque ela é dona ou responsável pelo RH de alguma empresa pode não ser muito efetivo e soar bem invasivo. Caso não haja nenhuma conexão com o profissional, prefira seguir o processo seletivo da vaga normalmente.

Capriche no e-mail

O e-mail de candidatura para a vaga é uma boa oportunidade para estabelecer contato com o recrutador sem precisar iniciar uma conversa diretamente. Portanto, de maneira sucinta e resumida, procure se apresentar e falar um pouco mais sobre suas experiências profissionais, sua formação educacional e suas preferências de trabalho.

Expandir o networking

Conhecer recrutadores é bem diferente de mandar mensagem pedindo um emprego! Ao criar um relacionamento de fato com a pessoa, você pode estabelecer um novo contato que lembrará do seu nome quando abrir uma vaga na sua área. Por isso, preocupe-se mais em fazer novas amizades do que em exatamente se autopromover para ganhar destaque.

Escolha o local

Procure não abordar o recrutador para uma conversa em situações não relacionadas a trabalho, como na praia ou em uma festa junina. Lembre-se de que, por mais que você o conheça, é um diálogo profissional, e as pessoas não gostam muito de fazê-lo em momentos de lazer. Restrinja-se a locais e ocasiões mais abertas para tal abordagem, como congressos ou feiras de profissões.

Utilize o LinkedIn

O LinkedIn é uma boa ferramenta para estabelecer novos contatos e iniciar conversas. Mandar mensagem pode ser menos invasivo do que abordar pessoalmente, visto que a pessoa se sente mais confortável para ignorar se desejar. Porém, ainda assim tome cuidado para não mandar uma mensagem para um profissional totalmente desconhecido e deixar o clima um pouco chato.

Utilize as redes sociais

Além do contato direto via LinkedIn, é possível estabelecer um relacionamento mais sutil com as empresas do seu interesse. Siga os seus perfis nas redes sociais e comente as publicações, adicionando pontos de vista relevantes para os temas e chamando a atenção de outras pessoas que também estão por ali.

Cuidado com a linguagem

Quando estabelecer uma conversa com o recrutador, é preciso tomar muito cuidado com a linguagem. Não transforme um simples diálogo sobre a vida e os negócios em um monólogo sobre as suas qualidades. Fale numa boa e esteja disposto a introduzir outros assuntos relacionados à área em questão e ao mercado como um todo, por exemplo.

Veja outras dicas para te ajudar a se dar bem no mercado de trabalho:

Como montar um currículo para vagas de estágio

7 dicas para construir boas relações no ambiente de trabalho

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.