Como saber se vou gostar de um curso antes iniciar?

O vestibular está chegando, mas não é hora de pirar, devemos manter a calma e fazer boas escolhas. Imagino a tensão que você e os seus colegas de classe devem estar com a chegada deste momento super importante, e sim, escolher uma graduação é um grande passo a ser dado. Mas quem falou que você não pode errar? 

 

A pressão nesta etapa da vida é muito grande, os pais, os professores e irmãos, todos fazem a mesma pergunta, “E aí, já decidiu o curso que vai fazer?”. Se você está buscado meios de conseguir responder essa pergunta com exatidão, você está no lugar certo. Nós vamos te ajudar a descobrir se você irá gostar do curso antes de começá-lo. 

 

4 dicas para você colocar em prática

Sei que você está com dúvidas, mas antes, lembre-se você pode errar, nenhuma escolha é para sempre, se você ingressar no ensino superior e no segundo semestre decidir que aquela escolha não foi para você, está tudo bem, uma nova oportunidade e um novo curso estarão te esperando. É muito bom quando entendemos que é permitido erra até conseguir acertar. Mas não tome decisões por impulso, confira 4 dicas que irão te ajudar. 

 

Pesquise suas opções 

Quantas opções você tem? Dez? Cinco? Duas? Que tal começarmos por eliminação. Analise bem suas opções e faça uma reflexão profunda sobre qual mais se encaixa em suas características pessoais. Pontos positivos e negativos, se tiver mais pontos negativos já podemos descartar, né? Afinal não dá para escolher algo que não seja nosso ponto forte. 

 

Converse com profissionais formados

Agora que já conseguimos eliminar algumas opções, que tal procurar os profissionais que atuam nestas áreas para conversar? Converse com seus pais, veja se eles conhecem alguém, ou os pais de seus amigos, se não conhecer ninguém pode pesquisar na internet e mandar uma mensagem se apresentando, e pedindo alguns conselhos. Também é possível assistir a documentários e vídeos, existem diversos profissionais já formados que ajudam nesta decisão difícil.  

 

Grade curricular 

As universidades disponibilizam a grade curricular de todos os cursos, assim você pode ter acesso a todas as disciplinas, cargas horárias e conteúdos que irá estudar em cada semestre. Esta dica é muito importe, pois com essas informações você pode fazer uma pesquisa detalhada e descobrir se aquele curso combina ou não com você. 

 

Experimente aulas gratuitas 

Esta é a etapa mais legal, assistir a aulas de forma gratuita dos cursos que você estiver em dúvida. Agora fica muito fácil acertar de primeira e antes mesmo de começar já ter a certeza de que é isso mesmo que você quer. A Microlins disponibiliza de forma gratuita 7 dias de aulas experimentais para quem ainda está em dúvida, você pode escolher no site os cursos que tiver interesse e se inscrever na unidade mais próxima de sua casa. Garanto que tem uma Microlins pertinho de você. Venha descobrir seu futuro junto conosco.