Entrevista de emprego: como responder às perguntas mais comuns

Uma entrevista de emprego é uma oportunidade única para se recolocar no mercado de trabalho ou para mudar para algo melhor, não é mesmo? Para não perder a chance de ser contratado, é preciso se preparar para a entrevista e não deixar que erros bobos te comprometam. Pensando em te ajudar nesse momento de tensão, fizemos este texto com dicas de como responder às perguntas mais comuns. Confira.

Conte mais sobre você!

Embora pareça uma pergunta ampla, você precisa focar em responder coisas relacionadas à sua vida profissional e complementar as informações que estão em seu currículo. Os recrutadores não estão esperando que o candidato responda sobre a sua vida escolar ou sobre as viagens em família. é preciso ser objetivo e já saber o que é interessante destacar durante a entrevista.

Por que quer deixar/deixou o seu emprego anterior?

Para esse tipo de pergunta, não perca tempo falando mal ou reclamando da empresa em que estava ou está trabalhando. Essa atitude pode revelar traços da sua personalidade e pode te afastar da contratação. Foque em destacar seus interesses pelo seu crescimento profissional, sua intenção de buscar novas oportunidades ou, até mesmo, a necessidade de mudar de ambiente de trabalho.

Onde ou como se vê em X anos?

Essa é uma pergunta muito comum e que, na maioria das vezes, causa confusão na cabeça do entrevistado! Use esse espaço para falar sobre as suas perspectivas de futuro, além de planos e projetos que estão em seu radar profissional. Evite dar respostas muito fora da realidade do mercado, uma vez que isso pode dar a impressão de que são ideias vagas e aleatórias.

Como você se define profissionalmente?

é preciso ser criativo para fugir do clichê de responder coisas como "sou dedicado" ou "sou perfeccionista". Essas características os recrutadores já esperam de um candidato, portanto tente pensar fora da caixinha ao responder essa pergunta. Isso demonstrará criatividade e autenticidade, particularidades que podem ser diferenciais na contratação.

O que sabe sobre a empresa?

Ao se preparar para uma entrevista, o ideal é que o candidato conheça um pouco sobre a empresa. Então, faça a lição de casa e pesquise o máximo de informações possíveis. Evite responder com frases que pareçam que você está tentando agradar ou bajular demais a empresa.

BÔNUS

“Você tem alguma pergunta?” é assim que a maioria das entrevistas são encerradas, e muitos entrevistados acreditam que não se deve perguntar nada, mas é o contrário! Use esse espaço para tirar dúvidas pertinentes a respeito da vaga, como horário de trabalho, turnos etc. é o momento em que você descobrirá coisas que podem te motivar ou não a seguir tentando uma vaga na empresa, portanto não tenha medo e tire as suas dúvidas.

Se você não quer perder a oportunidade de se destacar numa entrevista de emprego, prepare-se e utilize essas dicas para surpreender os recrutadores. Quer conferir mais dicas como essas? Confira os textos a seguir:

Como informar a pretensão salarial?

7 erros que fazem com que você não seja chamado para entrevistas de emprego

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.