word abnt

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, como um TCC, monografia ou artigo científico, é normal surgirem diversas dúvidas sobre as regras e normas ABNT, essenciais para seu trabalho ser aceito. Mas não precisa temer essas regrinhas, não! Apesar de numerosas, não há nada muito complicado nelas – e, para te ajudar, trouxemos um passo a passo te ensinando a configurar as margens ABNT de acordo com as normas, acompanhe!


O que dizem as normas sobre as margens ABNT?

A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas – é o órgão responsável por padronizar e sistematizar processos – não apenas no âmbito acadêmico, mas também em empresas e indústrias. 

Por isso, a ABNT produz uma série de normas, todas identificadas por números, que delimitam regras de diferentes processos. A norma responsável pelos trabalhos acadêmicos é a NR14724.

Essa norma determina que as margens de um trabalho devem ser as seguintes:

- Margem superior: 3,0cm

- Margem direita: 2,0cm

- Margem inferior: 2,0cm

- Margem esquerda: 3,0cm


Configurando as normas ABNT para margens no Word

É muito fácil configurar as normas ABNT para margens utilizando o Microsoft Word. Veja o passo a passo:

1 – No documento que deseja configurar, clique no menu “Layout”.

2 – Escolha a opção “Margens” e clique em “Margens Personalizadas”.


3 – Na janela que vai se abrir, coloque os valores de tamanho das margens conforme as normas da ABNT. No caso, 3 cm para as margens superior e esquerda e 2 cm para as margens inferior e direita. Clique em OK para aplicar as alterações na página.

 

4 - Caso você queira encadernar o documento, inclua 1 cm no campo “Medianiz” antes de clicar em OK. Dessa forma, o documento será impresso com um recuo à esquerda para passagem do espiral.

Pronto! Seu documento estará formatado de acordo com as margens ABNT previstas na norma. 

Seguir ou não as normas ABNT para margens pode impactar sua nota?

Não apenas as margens, mas todo seu trabalho acadêmico deve seguir as normas ABNT. Elas demonstram a seriedade da sua pesquisa ou artigo e mostram à banca examinadora, ou ao professor, seu comprometimento com aquele trabalho.

Ou seja: margens incorretas, uso de fontes inadequadas, falta de referências bibliográficas ou citações fora de padrão podem tirar pontos do seu trabalho, impactar negativamente sua nota e até desclassificar seu texto. Portanto, fique atento a todas elas.


Principais regras ABNT

Para você não se perder, vamos deixar aqui um breve resumo das normas ABNT mais importantes.

- Folha: sempre em tamanho padrão A4.

- Margens: 3 cm para as margens superior e esquerda e 2 cm para as margens inferior e direita.

- Alinhamento: justificado.

- Fonte: Arial ou Times New Roman, em tamanho 12 e na cor preta. Em citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé e legendas, utilizar tamanho 10.

- Parágrafo: espaçamento de 1,5 para o texto e de 1,0 para citações.

- Itálico: utilizado em palavras em outros idiomas que não o português.


Pronto! Seguindo essas dicas, seu trabalho estará adequado às principais normas e pronto para ser apresentado. Aproveite e navegue pelo blog da Microlins para saber mais sobre normas ABNT, informática e dicas para sua vida escolar e profissional! 

Veja também:
ebook-marketing-digital