As fórmulas de Excel que poderão aparecer no seu teste na entrevista de emprego

Atualmente a maior parte das empresas exige o conhecimento de Excel. Seja pela questão financeira, logística ou pelo simples controle de informações que o programa oferece, é de extrema importância ter o conhecimento dessa ferramenta.

Se você está à procura da tão sonhada vaga de emprego e quer estar preparado para superar todos os desafios, este é o post ideal! Confira quais são as fórmulas que poderão aparecer na sua entrevista de emprego e esteja preparado para elas.

Soma

A operação de soma é uma das mais básicas que compõem o Excel. Por essa razão, ela é imprescindível para as entrevistas de emprego que requerem o uso do programa. Efetuar o cálculo é bem simples: para somar o valor presente em diferentes células é só escrever “=soma“ e selecionar as células que deseja que sejam somadas.

Para selecionar várias células de uma vez, você precisa apenas clicar na primeira delas, segurar a tecla “shift” e apertar a última célula que precisa ser adicionada à conta. Se você quiser somar apenas algumas das células, é preciso selecionar uma por uma segurando a tecla “ctrl”. Neste link aqui você pode aprender as fórmulas básicas do Excel para complementar o seu conhecimento.

Somase

A função Somase do programa é utilizada quando é necessário realizar uma soma que possui critérios pré-determinados pelo usuário. é preciso segmentar as informações contidas no arquivo para que ela funcione corretamente.

Após cumprida a separação de informações, é só digitar em uma célula vazia a seguinte fórmula: =SOMASE e o intervalo de células que você deseja pesquisar (A2:A15, por exemplo). Depois, digite o critério utilizado para segmentar as informações desejadas e o intervalo de soma, ou seja, as informações que você precisa somar (B1:B9, por exemplo). Um exemplo de aplicação da ferramenta é contar o número de funcionários que trabalham em determinada área da empresa.

SE

O SE é utilizado para estabelecer parâmetros lógicos e comparações entre determinados valores aplicados na planilha em questão. Essa função se assemelha ao código “if”, usado por programadores. Por meio do SE, é possível realizar diversas vertentes para identificar informações presentes na planilha. Uma das opções possíveis é checar se os juros aplicados nos produtos estão ultrapassando o limite imposto ou não. Se você deseja aprender detalhadamente a respeito da função SE, aqui você encontra a explicação completa da ferramenta.

Média

O uso de média é muito grande tanto no mercado de trabalho quanto no cotidiano pessoal das pessoas. Dentro do programa existem quatro formas de utilizar o recurso. Para calcular a média de um determinado número de células, é preciso apenas escrever a fórmula =MéDIA, então colocar a célula inicial, dois pontos “:” e a célula final do intervalo de que se deseja calcular a média. A média pode ser usada para diferentes finalidades, e um exemplo delas é a média de gastos que a empresa possui mensalmente.

Procv

Tal fórmula tem como função a pesquisa de dados na vertical, ou seja, por meio de colunas. A principal função do Procv é interligar informações contidas na coluna desejada evitando a duplicidade de informações ou até mesmo erros de digitação, comuns quando se trata de planilhas que possuem muitos dados.

A aplicação da função acontece a partir da fórmula =PROCV, quando você digita o valor que deseja pesquisar, depois o intervalo, o número da coluna no intervalo contendo o valor de retorno e a correspondência exata ou correspondência aproximada, indicado como 0/FALSO ou 1/VERDADEIRO.

A principal dica para o uso dessa ferramenta é organizar os dados de forma que o valor pesquisado esteja à esquerda do valor retornado desejado. Quando mais de uma pessoa tem acesso a uma determinada planilha, maiores são as chances de ela conter informações repetidas. Ao utilizar essa função, é possível identificar os erros e repará-los.

Cont.Núm

A Cont.Núm nada mais é do que a contagem de números presentes nas células. é umas das diversas funções que torna o Excel um programa facilitador do dia a dia dos negócios. Para utilizar essa ferramenta de que o programa dispõe, é preciso apenas digitar =CONT.NúM na célula inicial (A1, por exemplo), depois dois pontos “:” e a célula final.

é uma fórmula simples, mas que facilita muito o trabalho e economiza tempo procurando e somando os números presentes na tabela. A função Cont.Núm pode ser utilizada para calcular a quantidade de gastos que uma empresa teve em um determinado mês.

Cont.Valores

A função Cont.Valores, assim como a Cont.Núm, tem como objetivo contar. A diferença entre as duas ferramentas é que nesta são contadas todas as informações presentes nas células, ou seja, informações apresentadas como texto também são adicionadas à conta. Se você quer saber o número de pessoas em uma determinada lista, essa é a função ideal. A partir da fórmula =CONT.VALORES, colocando a célula inicial, dois pontos “:” e a célula final, você pode obter tais resultados.

Cont.SE

O Excel possui diversas ferramentas de contagens, e a terceira delas é o Cont.SE. Essa função é utilizada para contar informações específicas determinadas pelo usuário, ou seja, você pode contar um número de células seguindo o critério necessário para melhorar a organização ou obtenção dos seus resultados.

A fórmula é baseada nas seguintes informações:=CONT.SE, o intervalo de colunas ou linhas a ser seguido separado por “:” e a segmentação requerida, como por exemplo “funcionários” separado por ponto e vírgula “;”. Exemplo: =CONT.SE(A1:A20;Funcionários), podendo separar o número de trabalhadores dentro da empresa que são terceirizados ou não.

Achou que nossas dicas foram úteis para você? No nosso