As principais fórmulas do Excel

O mercado de trabalho é concorrido e para garantir um lugar no mundo profissional é preciso ter e provar, cada vez mais, habilidades e conhecimento na área em que trabalha. E um know-how importante e muito requisitado em diversas profissões é o domínio do Excel. Quer aprimorar suas aptidões e aprender outras fórmulas do Excel? Nós, da Microlins, te ensinamos as principais para que você se prepare da melhor forma e se destaque no mercado.

Excel

O Excel é uma ferramenta do Pacote Microsoft Office e permite que seus usuários trabalhem de forma organizada criando gráficos e planilhas para calcular e analisar dados. é através de fórmulas que o Excel produz todo o conteúdo do seu trabalho. E aqui vão algumas delas para você colocar em prática no dia a dia do seu trabalho.

Fórmulas do Excel mais usadas

Soma

Esta fórmula serve para somar todos os números e otimizar sua conta. Ela soma todos os números de uma coluna ou de uma linha, desde que você selecione aquilo que você quer somar.

Normalmente é usada em planilhas de orçamento, de quantidade, para contagem de estoque e quando precisar fazer somas grandes.

Passo a passo: é preciso que os números estejam organizados na coluna ou na linha. Depois, vá na linha debaixo ou na célula que pretende fazer a soma e digite =SOMA(selecione o intervalo que deseja somar) e aperte enter. Veja exemplo abaixo.

Esta fórmula serve para somar todos os números e otimizar sua conta. Ela soma todos os números de uma coluna ou de uma linha, desde que você selecione aquilo que você quer somar.

Normalmente é usada em planilhas de orçamento, de quantidade, para contagem de estoque e quando precisar fazer somas grandes.

Passo a passo: é preciso que os números estejam organizados na coluna ou na linha. Depois, vá na linha debaixo ou na célula que pretende fazer a soma e digite =SOMA(selecione o intervalo que deseja somar) e aperte enter. Veja exemplo abaixo.

Pri.Maiúscula

Essa fórmula do Excel deixa todas as primeiras letras em maiúsculo, padronizando todo o texto.

Passo a passo: selecione a célula que você quer que o texto apareça, digite =PRI.MAIúSCULA(selecione o texto que deseja alterar) e aperte enter.

=Esquerda

A fórmula =ESQUERDA tira todos os caracteres que estiverem à esquerda da primeira palavra. Para utilizar essa fórmula é preciso digitar =esquerda(selecionar célula; colocar o número de caracter que você quer retirar após a primeira palavra). Essa fórmula é usada para diminuir os textos e retirar informações desnecessárias.

Passo a passo: clique na célula que você quer que o texto apareça, digite =ESQUERDA(selecione o texto; o número de caracteres que deseja manter) e aperte enter.

Substituir palavras

Esta fórmula é empregada para substituir palavras que são iguais e que estão em grande quantidade.

Passo a passo: quando você encontrar uma palavra e desejar substituí-la por outra, o caminho é apertar Ctrl L e, assim que aparecer uma caixa, clicar na aba Substituir; na linha Localizar digite a palavra que deseja trocar e na linha Substituir por a nova palavra que deseja colocar e para finalizar clique em Substituir tudo.

CONT.SE

A fórmula CONT.SE soma quantas vezes a palavra apareceu, desde que cada palavra esteja em uma linha e que estejam escritas iguais. Nesse caso, é importante verificar sempre a pontuação, acentuação e espaço.

Passo a passo: Clique na célula que você quer que o resultado apareça, digite =CONT.SE(selecione o intervalo onde aparece as palavras que deseja contar; selecione a palavra/critério que deseja contar) e aperte enter.

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