Como fazer arredondamento no Excel

O Excel é uma ferramenta ótima para trabalhar cálculos. Entretanto, ao trabalharmos com números, é comum aparecerem resultados com muitas casas decimais, o que nem sempre é o que precisamos.

Geralmente, arredondamos os valores para cima ou para baixo, dependendo do decimal que queremos conservar. No post de hoje, a Microlins ensina para você algumas formas de arredondamento facilitadas pelo Excel. Confira!

Arredondar usando um atalho

Se seu objetivo for apenas diminuir de forma rápida e prática o número de casas decimais exibidas, pode usar os botões “Aumentar/Diminuir as casas decimais”, localizados na guia “Números”, em “Página Inicial”.

No exemplo abaixo, inserimos o número 3,87, um valor inicial com duas casas decimais, e o reproduzimos em outras duas colunas, uma “com duas casas decimais a menos” e outra “com duas casas decimais a mais”. O resultado obtido, utilizando os botões de “Aumentar/Diminuir as casas decimais”, foi:

Como você pode ver, o valor foi arredondado para 4 com duas casas a menos, já que a primeira casa decimal era 8. Já com duas casas a mais, o valor é mais exato e completo, sendo 3,8700.

Arredondar usando fórmulas

Se preferir, você pode optar por usar as fórmulas oferecidas pelo Excel. Existem três funções destinadas a isso: ARRED, ARREDONDAR.PARA.BAIXO e ARREDONDAR.PARA.CIMA. Nas três, os argumentos a serem inseridos são:

- NúM: célula onde está o valor a ser arredondado.

- NúM_DíGITOS: quantidade de dígitos que você deseja exibir.

=ARRED

Deve ser usada para arredondar um número ou uma fração para uma quantidade específica de dígitos, de acordo com o valor apresentado. Ou seja, de 0 a 4, ele arredondará para baixo, e de 5 a 9, para cima. Abaixo, inserimos um valor de salário com muitos dígitos e vamos reduzir para apenas dois.

Digite “=ARRED”, abra parênteses, clique na célula com o valor do salário, insira um ponto e vírgula, digite “2”, feche parênteses e clique em “Enter”.

Pronto! O valor arredondado do salário de analista é de 3.214,67 reais.

=ARREDONDAR.PARA.CIMA

Se seu objetivo é sempre arredondar valores para cima, ou seja, afastando-os do zero, essa é a fórmula ideal. No exemplo abaixo, consideramos que o valor de um notebook seria 2.740,724 reais.

Como optamos para apresentar os centavos, você deve inserir “=ARREDONDAR.PARA.CIMA”, abrir parênteses, selecionar a célula com o valor do item, inserir um ponto e vírgula, digitar “2”, fechar parênteses e clicar em “Enter”.

Sendo assim, o resultado apresentado é 2.740,73 reais.

=ARREDONDAR.PARA.BAIXO

Já se você quiser um arredondamento sempre para baixo, deve usar essa função que sempre aproxima os números de zero. Neste exemplo, inserimos o valor de 178,28 reais para um investimento que tenha apenas um decimal.

Na fórmula, digite “=ARREDONDAR.PARA.BAIXO”, abra parênteses, selecione a célula com o valor, separe por ponto e vírgula, defina a quantidade de dígitos e aperte “Enter”.

O valor arredondado para baixo foi de 178,2 reais.

Essas e outras dicas de funcionalidades do Excel você confere no nosso blog. Acompanhe nossos conteúdos e descubra como as ferramentas oferecidas pelo programa podem facilitar o seu dia a dia.

Veja também Operações básicas de matemática no Excel

Veja também Como calcular porcentagem no Excel

Veja também Como fazer uma lista suspensa no Excel

Capacite-se na Microlins!

Dominar os programas do pacote Microsoft é essencial para ter destaque no mercado de trabalho. Conheça os cursos da Microlins e prepare seu currículo.

V
eja também:

Curso-excel