Como recuperar arquivos não salvos no Word

Sabe quando você está trabalhando em um arquivo muito importante, que exigiu muita dedicação e tempo, e, de repente, acaba a energia ou seu notebook fica sem bateria? Só de pensar que todo o trabalho pode ter sido perdido já é desesperador. Mas não se preocupe, há uma solução!

Todos os programas do pacote Office possuem um recurso que salva automaticamente o arquivo a cada 10 minutos. Neste post, a Microlins ensina você a usar esse recurso e recuperar seus arquivos de forma simples.

Recuperação automática

Se você tiver um problema e fechar inesperadamente o programa, pode ser que, ao abrir novamente o Word, apareça a seguinte janela:

Se ela aparecer, você verá a mensagem sugerindo que você salve o arquivo. Faça isso antes de voltar a editá-lo para garantir a manutenção do arquivo.

Recuperação manual

Se a recuperação automática não estiver disponível, você pode tentar buscar o arquivo no programa.

Passo 1 – Para encontrar o arquivo que foi salvo automaticamente, abra o programa e, na barra superior, clique em “Arquivo”.

Passo 2 – Na guia “Informações”, busque pela opção “Gerenciar Documento”. Clique nela e escolha a opção “Recuperar Documentos Não Salvos”.

Passo 3 – Uma janela será aberta e você encontrará lá o arquivo não salvo. Você deve selecioná-lo, clicar em abrir e, em seguida, salvar normalmente para garantir a recuperação.

Pronto!

Embora recuperar o arquivo seja possível, é necessário que o arquivo tenha ficado aberto por pelo menos dez minutos após a última alteração, para que tudo seja salvo automaticamente pelo Word. Por isso, a dica é não deixar de salvar seus arquivos sempre que fizer edições. Para aprender a fazer isso de uma forma mais rápida e prática confira o post de melhores atalhos do Word.

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