Operações básicas de matemática no Excel

O Excel, programa que faz parte do pacote Microsoft Office, é uma das principais ferramentas em áreas que trabalham com números, tabelas e gráficos. Com ele, tarefas como realizar cálculos podem ser muito mais simples e fáceis. Nesse post, a Microlins ensina a realizar as 4 operações básicas de matemática no Excel: soma, subtração, multiplicação e divisão. Confira!

Soma no Excel

Para realizar contas somando valores distribuídos entre diferentes células, você só precisa inserir o símbolo de igual “=”, escrever “SOMA” e abrir parênteses “(”. Feito isso, é só selecionar as células que deseja somar. Veja:

Exemplo 1:

Se você quiser somar vários valores seguidos, basta clicar em uma célula e arrastar a seleção até a célula final, enquanto segura a tecla “Shift”. Nesse caso, eles aparecerão separados por dois pontos “:” e as células na fórmula serão representadas pela mesma cor.

Exemplo 2:

Se desejar somar apenas alguns valores, selecione-os enquanto segura a tecla “Ctrl”. Dessa forma, eles serão separados por ponto e vírgula “;” e cada célula aparecerá com uma cor na fórmula.

Para fechar a fórmula e descobrir o resultado, feche parênteses “)” e aperte “Enter” no teclado.

Exemplo 1:

Exemplo 2:

Outra forma de realizar esse cálculo é selecionar a célula onde quer que o resultado apareça, depois clicar em “Página Inicial” e no símbolo de Soma ?. Todas as informações serão inseridas e basta clicar em “Enter” que o resultado vai aparecer.

Subtração no Excel

Para realizar um cálculo de subtração no Excel, a fórmula é ainda mais simples. Insira o sinal de igual “=”, símbolo base de qualquer fórmula, e selecione a célula com o valor inicial. Depois, insira o símbolo de subtração “-” e selecione a célula com o valor que deve ser subtraído.

Digite “Enter” no teclado para saber o resultado.

Multiplicação no Excel

Se desejar multiplicar valores, insira os valores, digite o símbolo de igual “=”, selecione a primeira célula, digite asterisco “*”, símbolo de multiplicação, e selecione a outra célula de valor.

Digite “Enter” no teclado para saber o resultado.

Divisão no Excel

Ao dividir um valor no Excel, você deve inserir o símbolo de igual “=”, selecionar o valor que deverá ser dividido, inserir a barra “/”, símbolo de divisão, e clicar no valor que será dividido.

Digite “Enter” no teclado para saber o resultado.

Fórmula básica para todas as operações

Uma outra forma de realizar as operações sem ser necessário inserir os valores em células separadas é realizar o cálculo digitando os valores manualmente na célula de fórmula.

Soma:

Subtração:

Multiplicação:

Divisão:

Viu c