5 podcasts para treinar o listening em inglês

O podcast é ótima mídia para praticar o inglês, e 3 pontos principais vão te provar isso:

1º: já que é constituído apenas de áudio, você não precisa dispor de sua atenção visual para o programa. Logo, é possível ouvir podcasts limpando a casa, correndo no parque ou andando de ônibus, por exemplo.

2º: você pode praticar bastante o listening em inglês com áudios bem editados e boas pronúncias dos apresentadores e participantes do programa.

3º: você pode encontrar podcasts sobre os mais variados assuntos! E é isso que te mostraremos com as sugestões a seguir. Confira!

Stuff You Should Know

O podcast é um produto do site HowStuffWorks, e procura abordar uma diversidade de temas, como explicação de processos químicos e físicos, curiosidades, dicas para o dia a dia, discussões sobre fatos históricos e debates sobre cultura pop. Os apresentadores, Josh Clark e Chuck Bryant, trazem um tom humorístico ao programa - quando o assunto permite, é claro.

Os episódios costumam ter 40 minutos de duração, mas há a série Short Stuff, com programas que duram por volta de 15 minutos. SYSK - como é chamado abreviadamente - vai ao ar às terças, quintas e sábados. O podcast é um grande sucesso do iTunes e um dos líderes de downloads em diversos outros aplicativos.

Dicas de episódios:

How Galaxies Work (Como Galáxias Funcionam)

Could There Be a Loch Ness Monster? (Poderia Haver um Monstro do Lago Ness?)

Short Stuff: Lemonade (Limonada)

The Daily

O podcast é um noticiário produzido pelo The New York Times. Em episódios diários - às vezes mais de um no dia -, o jornalista Michael Barbaro procura condensar em pouco menos de 20 minutos as principais notícias que foram manchetes nos jornais. No ar desde 2017, o programa apresenta entrevistas e opiniões de grandes nomes do jornalismo, tornando-se um sucesso de downloads todos os dias.

Em épocas de queda das vendas dos jornais impressos e do próprio costume de consumir esse tipo de noticiário, o podcast The Daily se coloca como uma boa fonte de informação para os principais tópicos ao redor do mundo. Procure acompanhar o programa todos os dias e praticar bastante o inglês!

TED Talks Daily

TED: Technology, Entertainment, Design! O podcast traz diariamente aos seus ouvidos grandes palestras ministradas nos palcos organizados pelo TED mundo afora. Com novos episódios lançados de segunda à sexta-feira, o programa aborda uma série de assuntos, desde dicas de alimentação até discussões sobre o futuro da humanidade!

Além disso, é possível que você escute alguma palestra que mudará sua vida, ensinando novas maneiras de agir ou de pensar. Veja algumas dicas de episódios:

12 truths I learned from life and writing - Anne Lamott (12 verdades que eu aprendi com a vida e a escrita)

The self-assembling computer chips of the future - Karl Skjonnemand (Os chips de computador automontáveis do futuro)

The Complete Guide to Everything

O podcast, também abreviado para TCGTE, é apresentado pelos norte-americanos Tom Reynolds e Tim Daniels. Lançado semanalmente aos domingos, o programa traz uma conversa amistosa e bem-humorada entre os dois hosts e procura oferecer dicas para as mais diversas situações do dia a dia, desde regrinhas de etiqueta na internet e discussões sobre cultura pop até comportamentos que podem mudar sua vida!

Veja sugestões de episódios:

Getting Organized (Tornando-se Organizado)

Netflix

Microwaves (Microondas)

Football Daily

O Football Daily é um podcast produzido pela BBC Radio 5 live. O programa reúne jornalistas e profissionais do futebol de diversos cantos do mundo para tratar dos principais acontecimentos diários do esporte. Por ser uma atração inglesa, o podcast foca bastante no futebol britânico e europeu, tratando de competições como Champions League, Premier League e Euro Cup.

O podcast é uma boa opção para os fãs do futebol acompanharem os eventos do esporte na Europa e ainda praticarem o listening do inglês britânico.

Veja mais dicas para praticar o inglês:

7 músicas perfeitas para aprender inglês

7 livros em inglês para você se inspirar e praticar o idioma

Capacite-se na Microlins

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.