Qual o nível de inglês necessário para o mercado de trabalho?

A resposta depende muito do contexto, visto que o mercado de trabalho é muito amplo e pode ter diferentes exigências para cargos distintos. Portanto, para oferecer uma resolução mais assertiva à questão, nós dividimos a publicação de acordo com os níveis de domínio do inglês, explicando as possibilidades de trabalho para cada um deles.

Básico

O nível básico contempla indivíduos que apresentam pouco conhecimento do inglês, conseguindo até entender uma ou outra palavra, mas não sendo suficientemente capazes de construírem grandes discursos com a língua inglesa.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os candidatos com essa formação estão perdendo espaço. Visando qualificar o quadro de funcionários, muitas empresas têm exigido um domínio mínimo do inglês até mesmo para cargos que não pedem muitas qualificações educacionais.

Intermediário

De acordo com a classificação do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), o conceito de intermediário contempla os níveis B1 e B2 de domínio do idioma. A pessoa é capaz de ler, compreender discursos e estabelecer conversas sobre os mais diversos assuntos em inglês.

Esse nível pode ser uma qualificação necessária para vagas que pedem uma interação média em inglês, seja para o dia a dia no trabalho, seja apenas para auxiliar nos estudos. Com um domínio intermediário é possível conseguir alçar cargos de estagiários ou outras funções iniciais nas mais diversas áreas, como engenharia, administração, economia e contabilidade.

Avançado

Ainda tendo como base o CEFR, essa classificação refere-se aos níveis C1 e C2, sendo o último definido como um grau proficiente da língua inglesa. A pessoa se relaciona com o idioma tal qual um nativo, sendo capaz de ler, de entender e de falar sobre qualquer assunto, apresentando uma amplitude de vocabulário bem maior do que o nível intermediário.

O Brasil ainda apresenta uma carência de profissionais proficientes no inglês. Logo, essa habilidade contribui bastante para te colocar um passo à frente na disputa de muitos cargos em áreas como comunicação, engenharia e tecnologia. Algumas carreiras possuem o inglês avançado como um pré-requisito básico, já que se utilizam do idioma para o dia a dia no trabalho, caso dos postos altos de grandes multinacionais ou de setores como comércio exterior, turismo e relações internacionais.

Como se preparar

O ideal é que você busque alcançar um nível avançado do inglês, que servirá para qualquer carreira, tanto dentro quanto fora do Brasil, ampliando consideravelmente suas perspectivas profissionais. Para chegar lá, é preciso um estudo constante do idioma, que pode ser feito seguindo algumas dicas:

Estude com afinco

Para aprender inglês de fato, é preciso estudar gramática e aprender as principais regras que ditam o funcionamento da língua. Invista em um bom curso que te dará o direcionamento necessário para conseguir construir um aprendizado mais firme e duradouro.

Coloque o inglês no seu dia a dia

Além do tempo destinado aos estudos do curso, é fundamental que você transforme o inglês em uma parte da sua vida. Para isso, esteja em contato constante com o idioma, lendo livros, assistindo a filmes ou ouvindo músicas produzidas no idioma, por exemplo.

Pratique bastante

Não perca a oportunidade de escrever ou falar em inglês. Só após muita prática com o idioma é possível enriquecer o seu vocabulário e começar a utilizá-lo de maneira proficiente.

Confira mais algumas dicas que preparamos para te ajudar a praticar o idioma:

As frases em inglês mais usadas no ambiente de trabalho

Expressões em inglês para você usar em uma reunião de trabalho

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo. Estamos esperando por você!