Mercado de Trabalho

Categorias
  1. Como será o mercado de trabalho no futuro?

    Como será o mercado de trabalho no futuro?

    O futuro do mercado de trabalho está sendo cada vez mais debatido por profissionais e empresas, principalmente por causa do período pós-pandemia. Algumas mudanças já estão sendo adotadas no cotidiano, como o trabalho em home office e os eventos profissionais transmitidos de forma on-line. Além disso, muitos acham que as máquinas tomarão os lugares dos humanos ou que, pelo menos, serão mais essenciais no trabalho das pessoas.

    Por isso, é preciso adaptar as formas de trabalho e criar novas funções e empregos, baseados no cenário do mercado, após este período que estamos vivendo, além de abrir espaço para as novas tecnologias para ajudar nas atividades cotidianas do trabalho. Os profissionais também precisarão desenvolver novas habilidades, por isso, para você ficar sabendo de tudo, reunimos as principais informações sobre o mercado de trabalho do futuro neste post. Confira!

    Quais são as tendências de trabalho?

    Leia mais »
  2. As mudanças no ambiente de trabalho da Geração Z

    As mudanças no ambiente de trabalho da Geração Z

    Uma das mudanças mais notadas desde que a geração Z (os nascidos entre 1995 e 2010) entrou no mercado de trabalho é a maior importância em entregar um bom resultado em vez do controle do modo de trabalhar do funcionário. Aos poucos, a divisão entre vida pessoal e profissional também está sendo desconstruída, além da mudança na jornada de trabalho, já que os profissionais da geração Z são caracterizados pelo trabalho desempenhado.

    Além disso, trata-se de uma geração muito comunicativa e menos apegada ao material, dando mais importância às experiências reais. São os chamados “nativos digitais”, que cresceram nos primórdios do uso de tecnologias nos ambientes de trabalho e estão extremamente familiarizados com elas. Com o ideal de economia criativa, os futuros negócios - que receberão esses profissionais - surgirão de ideias simples, mas com muita criatividade para solucionar questões da sociedade atual. Quer saber mais sobre as mudanças no

    Leia mais »
  3. Quais as principais características de um trainee?

    Quais as principais características de um trainee?

    Muitas empresas oferecem a posição de trainee para jovens recém-formados que desejam uma oportunidade de entrar no mercado corporativo. Neste texto, vamos te mostrar as principais características que uma pessoa deve ter para se destacar nos projetos de trainee.

    Perfil corporativo

    Os programas de trainee são destinados àqueles profissionais que buscam fazer carreira no mundo corporativo, uma vez que são cargos voltados para o ensinamento de questões econômicas, administrativas e de liderança. Portanto, o candidato que pretende concorrer a uma vaga assim em uma corporação deve ter em seu perfil a vontade de entender o funcionamento geral da empresa, e em seu plano de carreira, a intenção de chegar a um cargo de direção.

    Atividades extracurriculares na bagagem

    Algumas atividades extracurriculares são bastante valorizadas em um programa de trainee. Caso você

    Leia mais »
  4. 6 experiências que valorizam o seu currículo

    6 experiências que valorizam o seu currículo

    No mercado de trabalho, as oportunidades de se começar uma carreira numa empresa não estão sempre a nossa disposição por isso é preciso estar preparado para quando esse momento chegar. Ter um currículo bem escrito e objetivo é um diferencial, mas é preciso que as informações que estão nele sejam adequadas e que você tenha cursos e experiências que te destaquem em relação aos outros concorrentes. Neste texto, vamos te mostrar seis experiências que valorizam seu currículo.

    1 - Curso de idiomas

    Hoje em dia, ter no currículo a habilidade de se comunicar em inglês já não é um diferencial tão forte, portanto, invista em outras línguas, como espanhol, francês e mandarim. Essas línguas são populares no mundo e faladas em diversos países. Ter conhecimento de outros idiomas é fundamental se você quer uma boa vaga no mercado de trabalho.

    2 - Intercâmbios

    Experiência internacional também é algo valo

    Leia mais »
  5. Quais são as principais vantagens e desvantagens do trabalho em home office?

    Quais são as principais vantagens e desvantagens do trabalho em home office?

    Trabalhar no conforto de casa tem suas vantagens, mas também desvantagens, que devem ser levadas em conta para conciliar a vida profissional com a pessoal. Trabalhar em home office é o desejo de muitos trabalhadores atualmente, pelo fato de conseguir fazer os seus próprios horários e exercer sua própria maneira de trabalhar. As empresas e os funcionários estão adaptando as tarefas do dia a dia para que fiquem estruturadas nesse novo formato de trabalho. Quer saber quais são as vantagens e as desvantagens do trabalho em home office? Acompanhe o texto!

    Vantagens

    Proximidade da família: a qualquer hora do dia, quando disponível, você pode ficar com o seu filho ou com o seu cachorro, ou conversar com um parente.

    Independência: você pode acordar, ter a sua rotina antes de trabalhar e começar as tarefas apenas indo para o cômodo ideal que é o seu local de trab

    Leia mais »
  6. Entenda a diferença entre os programas de estágio e trainee

    Entenda a diferença entre os programas de estágio e trainee

    A entrada no mercado de trabalho nem sempre é fácil, não é mesmo? Mas você sabia que os programas de estágio e trainee podem facilitar na hora de conseguir a tão sonhada vaga? Você sabe a diferença entre esses dois tipos de programas? Confira como funcionam e as principais características de cada um.

    Estágio

    Os estágios são programas em que a pessoa precisa estar cursando a faculdade, portanto há uma relação entre estudante, instituição de ensino e empresa contratante. Sua função é fazer com que os alunos tenham experiências profissionais em empresas do ramo do curso escolhido.

    Por não ter concluído o curso, o estudante não é amparado pelas leis trabalhistas, mas fique calmo, pois existe uma lei regulamentada em 2008 que deixa claro seus direitos e deveres.

    Segundo o regulamento, os estágios podem ser ou não remunerados, e a carga horária de trabalho deve ser de até 6 horas por dia. Além disso as empres

    Leia mais »
  7. Qual a diferença entre retórica e oratória?

    Qual a diferença entre retórica e oratória?

    No mercado de trabalho é comum nos depararmos com situações em que falar em público é necessário. Para muitas pessoas esse pode ser um momento de extremo nervosismo, mas saber falar em público exige treinamento e algumas técnicas, como desenvolver a capacidade de retórica e ter uma boa oratória. Você sabe a diferença entre estes termos? Neste post você vai entender as semelhanças e diferenças entre eles e como podem te ajudar.

    Você sabe o que é retórica?

    Retórica é a capacidade de falar bem e saber convencer o outro, ser eloquente. Ou seja, é uma técnica utilizada quando se deseja cativar outras pessoas e convencê-las de uma ideia diferente da delas. Essa habilidade não está necessariamente ligada a saber falar em grupo, uma vez que o uso da retórica pode ser utilizada em uma conversa entre duas pessoas.

    A ideia de retórica surgiu no século V a.C., na Sicília, e foi levada para a Gr

    Leia mais »
  8. Qual a diferença entre mentoria e coaching?

    Qual a diferença entre mentoria e coaching?

    Você sabe quais são as diferenças entre coaching e mentoring? As duas palavras parecem ter o mesmo significado, mas cada uma possui a sua metodologia de ensino. Mas o objetivo desses conceitos é o mesmo: desenvolver o potencial dos clientes para alcançar o resultado desejado na área em que eles atuam, porém seguindo abordagens distintas. Além disso, esses métodos de treinamento aprimoram fatores que interferem no caminho para o sucesso profissional e as realizações pessoais. Acompanhe o texto para entender melhor a diferença entre mentoria e coaching!

    Qual a diferença entre MENTORIA e COACHING?

    No coaching o profissional não precisa ser mais velho e ter mais experiências que o seu cliente, e não diz o que deve ser feito. Nesse método, o intuito é incentivar as reflexões e a ter novas perspectivas sobre a carreira e a vida, realizando técnicas de coaching que priorizam o autoconhecimento e a evolução pessoa

    Leia mais »
  9. Mundo corporativo: qual a diferença entre performance e desempenho?

    Mundo corporativo: qual a diferença entre performance e desempenho?

    Você sabe qual a diferença entre performance e desempenho no mundo corporativo? O significado de desempenho, segundo o dicionário Aurélio, é o “ato ou efeito de desempenhar; cumprimento, exercício, execução: desempenho de uma atividade remunerada”. Já performance significa o “resultado obtido, em cada uma de suas exibições em público, por um cavalo de corrida, por um atleta etc.; conjunto dos resultados obtidos em um teste; proeza esportiva”.

    Com esses significados, entendemos que desempenho é a execução, o cumprimento das atividades, e performance é o resultado do cumprimento da atividade. Mesmo consideradas sinônimos, no mundo corporativo elas possuem sentidos diferentes, principalmente para os profissionais de Recursos Humanos. Nesse caso, desempenho é a comparação entre o resultado desejado e o legitimado em relação ao passado, e é estático. Quando esse conceito é aplicado à performance, ele é dinâmico e em relação ao futuro.

    Leia mais »
  10. As 3 coisas que os recrutadores mais olham no seu currículo

    As 3 coisas que os recrutadores mais olham no seu currículo

    Ao abrir um processo seletivo, os recrutadores recebem muitos currículos de candidatos que estão interessados na nova oportunidade. No entanto, em meio a tantos profissionais, é sempre fundamental entender quais são as informações que chamam a atenção dos analistas e ajudam você a fisgar o seu futuro empregador. Neste texto, você confere quais são as três coisas que mais chamam a atenção em um currículo. Acompanhe!

    Informações-chave devem estar sempre claras

    O site Love Mondays, portal que traz avaliações de empresas e vagas de emprego, pontua que a prévia de um currículo dura cerca de 30 segundos. Isso significa que, em um momento inicial, o recrutador terá pouco tempo para identificar se o seu currículo merece ser analisado com calma. Portanto, as suas informações mais importantes devem ser facilmente identificadas.

    Na hora de elaborar o documento, lembre-se de dar destaque à sua ocupação atual, mantendo o cargo e a

    Leia mais »
Página