Quais são as principais vantagens e desvantagens do trabalho em home office?

Trabalhar no conforto de casa tem suas vantagens, mas também desvantagens, que devem ser levadas em conta para conciliar a vida profissional com a pessoal. Trabalhar em home office é o desejo de muitos trabalhadores atualmente, pelo fato de conseguir fazer os seus próprios horários e exercer sua própria maneira de trabalhar. As empresas e os funcionários estão adaptando as tarefas do dia a dia para que fiquem estruturadas nesse novo formato de trabalho. Quer saber quais são as vantagens e as desvantagens do trabalho em home office? Acompanhe o texto!

Vantagens

Proximidade da família: a qualquer hora do dia, quando disponível, você pode ficar com o seu filho ou com o seu cachorro, ou conversar com um parente.

Independência: você pode acordar, ter a sua rotina antes de trabalhar e começar as tarefas apenas indo para o cômodo ideal que é o seu local de trabalho.

Não ficar no trânsito: como seu trabalho será em casa, você não precisa dirigir, correr risco de acidentes ou tomar multa. E, claro, não há aquele estresse de ficar no trânsito!

Vida mais saudável: com a correria da rotina de um escritório, é comum comer comidas mais rápidas e, muitas vezes, nada saudáveis. Em casa, você pode fazer a sua própria refeição e colaborar com a sua saúde! Tendo autocuidado, os problemas de saúde diminuem, assim como o estresse, e há mais motivação para trabalhar.

Expansão dos conhecimentos: no home office, é possível direcionar os conhecimentos profissionais conforme você deseja, sem ficar na zona restrita das habilidades que o seu trabalho pede dentro de uma sala. Algumas vezes, as qualidades dos funcionários de uma empresa e ideias que queriam compartilhar são deixadas de lado por eles não terem a sensação de liberdade profissional.

Custos menores: se você é um empreendedor, a preocupação em conseguir um ponto comercial bom, com impostos e taxas, é deixada de lado. é possível ter o próprio negócio on-line, em redes sociais ou e-commerce. Além disso, no próprio negócio é possível atender seus clientes sem horários definidos, o que pode deixá-los mais satisfeitos.

Tempo mais rentável: você decide as metas que quer alcançar no dia e organiza o seu tempo para isso. é preciso foco e disciplina, assim como em um escritório convencional, lógico! Organize-se e verá como o período de trabalho renderá ótimos resultados.

Horário flexível: como não há, obrigatoriamente, um horário de trabalho fixo, você não precisa dar justificativas de por que chegou atrasado ou por que está saindo. Mas, claro, tenha um planejamento para não ficar relaxado com as responsabilidades.

Momentos de pausa: se você precisar de um intervalo para relaxar e clarear as ideias, desligue o computador, dê uma volta, tome uma água… Mas volte empenhado para o trabalho!

Desvantagens

Interrupções familiares: é bom ter a família por perto, mas é preciso ter cuidado para não ser chamado no meio do trabalho para resolver assuntos familiares. Deixe claro que é um momento de trabalho para que seu rendimento não caia!

Excesso de trabalho: tenha disciplina para dividir os assuntos de casa e do trabalho. Não misture as coisas para não sobrecarregar sua mente só com as tarefas profissionais ou dedicar tempo demais aos filhos ou outras coisas que precisa fazer em casa.

Indefinição de horários: é necessário definir os horários de trabalho e lazer. Monte um planejamento e anote em agendas ou no celular quando é o momento de ficar com a família, o seu horário de almoço e seu período de trabalho. Tenha em mente que você deve seguir aquilo, mas, se for necessário, você tem liberdade para fazer mudanças.

Cuidado para não se isolar: por passar mais tempo em casa, você não encontrará os seus colegas de trabalho todos os dias. Por isso, é importante criar o hábito de marcar almoços ou reuniões mais descontraídas para falar sobre a vida profissional e jogar conversa fora.

Menor troca de ideias: em uma empresa, você trabalha em equipe boa parte do tempo. Assim, há a troca de ideias e experiências, o que colabora para o seu crescimento pessoal. Em home office você precisar de uma dica ou de compartilhar uma ideia, não tem uma pessoa ao seu lado que te ajude na hora.

Adaptação da casa: é necessário investir em uma boa rede de internet, computador, celular, contas em nuvens para guardar os seus documentos e ter os softwares necessários para realizar o seu trabalho sem maiores preocupações ou perda de tempo por estar sem rede ou esperando um programa importante ser instalado. Faça isso uma vez e esteja preparado para começar o seu home office!

Depois de ler este post, o que acha do home office? Lembre-se de que é importante ter equilíbrio entre o que a empresa deseja e o que o colaborador espera ao trabalhar em casa, e se realmente está preparado para isso.

Veja outros posts sobre home office e organização pessoal no nosso blog:

5 erros para evitar trabalhando em home office

7 hábitos para aproveitar melhor seu tempo

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.