Técnicas para perder a timidez em uma entrevista

As entrevistas de emprego assustam todo mundo, ainda mais quando é a primeira vez de alguém, o medo e o nervosismo aumentam para quem é mais tímido e tem dificuldade de falar em público.  

Saber lidar com essa timidez é desafiador, vários profissionais de RH admitem que há uma inclinação geral para contratação de pessoas mais sociáveis, colocando os introvertidos no fim da lista, isso porque quando você está sendo entrevistado é muito importante a fala e comunicação, só assim o recrutador poderá conhece-lo melhor.

Acompanhe 5 dicas que vão te ajudar a vencer a timidez e conquistar o tão sonhado emprego. 

 

Pesquisar sobre a empresa

Esse é o primeiro passo para qualquer pessoa que é chamada para uma entrevista, muitas vezes quando estamos em busca de um emprego, disparamos diversos currículos para várias empresas e não se busca saber nada sobre a instituição que possivelmente poderá te contratar. Por isso, é muito importante que você pesquise tudo, afinal, quanto mais você souber mais fácil ficará de responder as perguntas. 

Conhece aquela tradicional: “Por que você gostaria de trabalhar aqui?” Quando não se sabe nada sobre é muito difícil de responder. Portanto, pesquise o que puder, se conseguir e encontrar pessoas que já trabalham nessa empresa, entre em contato, eles podem te ajudar. Use e abuse das redes sociais, é difícil não existir um perfil em cada rede, assim você conhece muito da empresa, incluindo o dia a dia de quem já trabalha lá, além de saber a missão, visão e valores, algo muito importante. Aumentar a autoconfiança na fala ajuda a diminuir o nervosismo. 

 

Treinar entrevistas 

Que tal treinar? Existem diversos perfis de profissionais de RH que disponibilizam várias dicas de como se portar em uma entrevista, você pode usar isso a seu favor. Peça a ajuda de algum amigo e coloque as dicas em prática, ele mesmo pode te entrevistar e você ir respondendo as perguntas. O espelho também é um bom aliado, simule a entrevista e treine em voz alta as respostas. 

Na hora da entrevista respire fundo, é uma estratégia que irá te ajudar a se concentrar e lembrar que você já estudou aquilo, mantenha o foco e tenha uma conversa calma e confiante com o recrutador. 

 

Se prepare para responder perguntas comuns

Em qualquer entrevista, independentemente da vaga que você tiver se candidatando, existem perguntas padrões. A ideia não é decorar e falar como um robô, mas sim saber quais perguntas poderão ser feitas e se preparar para elas. 

  • Fale um pouco sobre você;
  • Como você ficou sabendo da vaga?
  • Conhece alguém que trabalha na empresa?
  • Conte um pouco mais sobre suas experiências pessoais;
  • Por que você quer este trabalho?
  • O que você sabe sobre a empresa?
  • Quais são seus pontos fortes?
  • Quais são seus pontos fracos?
  • Onde você se vê daqui a 5 anos? 

Essas são clássicas e usadas para qualquer área, a ideia é que o recrutador conheça melhor você e veja se a vaga se encaixa no seu perfil. 

 

Fale o máximo que conseguir sobre o que gosta

Por mais que a timidez te trave, sempre tem aqueles assuntos que dominamos. A maioria das pessoas costuma relaxar quando conversam sobre aquilo que amam, quando for perguntado sobre seus hobbies fale o máximo que conseguir, é uma ótima forma de se sentir mais à vontade e quem sabe até seguir com uma entrevista mais completa. 

 

Busque estar relaxado 

Você pode pensar que isso é impossível, mas acredite, não é. Fazer atividade física um dia antes da entrevista pode te deixar mais relaxado. As atividades físicas são uma ótima forma de extravasar, não só antes de entrevista, mas no dia a dia mesmo, pode te ajudar em muitos aspectos na vida. 

Busque ouvir suas músicas favoritas, assistir séries e filmes que mais gosta, isso vai te ajudar a desviar momentaneamente sua atenção das questões que te deixam ansioso. 

 

 A Microlins está com você nessa, conheça nossos cursos e prepare-se para o mercado de trabalho. Clique aqui e conheça mais sobre a escola que está há 30 anos liderando o mercado de ensino profissionalizante no Brasil.