Pacote Office – O que é e quais as principais funções de cada programa

Você já deve ter ouvido falar em Pacote Office – e se está em busca de um emprego, provavelmente já encontrou “conhecimentos no Pacote Office” entre as exigências para uma determinada vaga. Mas você sabe o que é e quais as funções do Office? Nesse artigo, te contaremos mais sobre esse pacote tão importante e tão utilizado pelas empresas.

 

O que é o Pacote Office?

O Pacote Office é uma suíte de softwares, ou seja, um conjunto de programas de computador, que conta com ferramentas extremamente úteis para nosso dia a dia, principalmente em escritórios e empresas. 

Esse conjunto inclui programas como o Word, o Excel, o Power Point e o Outlook, cada um com suas funções específicas, como tabelas, planilhas, edição de textos e apresentações.

Agora que você já sabe o que é o Pacote Office, que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de cada programa da suíte?

 

Microsoft Word

O Word é considerado o programa mais utilizado entre todos os oferecidos pela suíte Microsoft. Ele é um editor de textos completo, que oferece uma grande gama de funções. É ideal para produzir e formatar textos diversos, como cartas, trabalhos escolares, livros, contos, ofícios e muito mais. Com ele, você pode criar desde uma simples nota até uma monografia de conclusão de cursos completa!

Com um conhecimento básico nesse programa, já é possível escolher diferentes fontes, personalizar margens e até configurar um documento de acordo com as normas ABNT.

E com um pouco mais de estudo, você estará capacitado para gerar até mesmo textos com sumários, hyperlinks, marcas d'água e outras tantas características capazes de tornar o seu documento mais profissional e personalizado.

 

Microsoft Excel

Comum no mundo corporativo e exigido em diversas vagas de emprego, o Excel é um programa muito utilizado devido à sua praticidade e grande variedade de funções. Dedicado à produção de planilhas eletrônicas, o software permite desenvolver diversos tipos de cálculos matemáticos, como soma, subtração, multiplicação e divisão, organizando dados e otimizando o dia a dia de trabalho.

Com ele, você pode criar gráficos, organogramas, tabelas dinâmicas, dashboards e todo tipo de planilha para ajudar na organização de uma empresa. É muito importante entender as principais fórmulas e funções que podem ser aplicadas no programa, bem como as maneiras ideais de cruzar dados e projeções para obter a melhor interpretação das informações.

 

Microsoft Power Point

O PowerPoint é um software gráfico dedicado inteiramente à produção de apresentações digitais. É muito utilizado por instituições de ensino e empresas para organizar informações de maneira clara e objetiva. O programa permite o desenvolvimento do conteúdo rapidamente, com o uso de comandos simples.

Para uma boa apresentação, é necessário compreender a melhor maneira de distribuir as informações que devem ser abordadas entre os slides. O programa permite editar e configurar caixas de texto, além de incluir também imagens, vídeos e trechos de áudio. É possível ainda organizar uma apresentação interativa, com sons ambientes e transições animadas.

 

Microsoft Outlook

Finalizando a lista de softwares mais utilizadas do Pacote Office, o Outlook é um leitor de e-mails, capaz de organizar a sua caixa de entrada, permitindo uma otimização de tempo e uma correta separação de conteúdos e frentes de trabalho abordadas nas mensagens.

O programa permite ainda o gerenciamento e cadastro de contatos, concentrando todas as informações sobre os seus colaboradores e colegas em um único lugar. Em conjunto, oferece um gerenciador de tarefas, ocasionando uma melhora na organização dos afazeres diários, e a programação de alarmes para não se esquecer de compromissos importantes.

 

Os Pacote Office mais comuns no mercado

A empresa que lançou o mais importante tipo de Pacote Office (e real detentora do nome) foi a Microsoft – a mesma empresa responsável pelo sistema operacional Windows. Mas existem outros tipos de Pacote Office no mercado, alguns pagos, outros gratuitos. Continue a leitura para conhecer mais sobre eles:

1 – Microsoft Office 365

Um dos mais conhecidos e utilizados no mundo todo, trata-se de um pacote completo e focado no uso profissional, criado pela gigante Microsoft. É uma licença paga, o que significa que funciona a partir de uma assinatura, que pode ser mensal ou anual. Possui os principais programas do pacote, Word, Excel, Power Point e Outlook, sobre os quais já falamos, mas também traz outros, como o Teams, programa para chamadas de vídeo e reuniões online, e o Access, um criador e gerenciador de bancos de dados

2 – Microsoft Office Home & Student

Uma versão na qual você paga por uma licença de uso perpétuo dos 3 principais programas da Microsoft (Word, Excel e Power Point). É ideal para uso doméstico e para estudos, como a própria definição do nome mostra.

3 – Free Office

Com uma interface muito parecida com o Office 365, essa versão tem código aberto e é totalmente gratuita. 

4 – Open Office

Outra versão gratuita, o Open Office é um pouco diferente e menos intuitivo do que os programas da Microsoft, mas tem a vantagem de trazer uma ferramenta poderosa para gerenciamento de banco de dados, o Base

5 – Google Drive

Por último, temos um pacote Office gratuito e totalmente utilizável através da internet. Acessando o Google Drive, você pode utilizar o Google Docs, o Google Sheets e o Google Slides para criar textos, planilhas e apresentações incríveis!
 

Gostou de conhecer mais sobre o Pacote Office? Se sim, deixe seu comentário e aproveite para navegar em nosso blog e descobrir mais sobre informática, tecnologia e dicas para melhorar seu currículo e conseguir um ótimo emprego

Veja também:
curso-informatica-essencial