:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

10 de maio de 2018 • 14h52 • atualizada 10 de maio de 2018
As fórmulas de Excel que poderão aparecer no seu teste na entrevista de emprego

As fórmulas de Excel que poderão aparecer no seu teste na entrevista de emprego

Excel

Atualmente a maior parte das empresas exige o conhecimento de Excel. Seja pela questão financeira, logística ou pelo simples controle de informações que o programa oferece, é de extrema importância ter o conhecimento dessa ferramenta.

Se você está à procura da tão sonhada vaga de emprego e quer estar preparado para superar todos os desafios, este é o post ideal! Confira quais são as fórmulas que poderão aparecer na sua entrevista de emprego e esteja preparado para elas.

Soma

A operação de soma é uma das mais básicas que compõem o Excel. Por essa razão, ela é imprescindível para as entrevistas de emprego que requerem o uso do programa. Efetuar o cálculo é bem simples: para somar o valor presente em diferentes células é só escrever “=soma“ e selecionar as células que deseja que sejam somadas.

Para selecionar várias células de uma vez, você precisa apenas clicar na primeira delas, segurar a tecla “shift” e apertar a última célula que precisa ser adicionada à conta. Se você quiser somar apenas algumas das células, é preciso selecionar uma por uma segurando a tecla “ctrl”. Neste link aqui você pode aprender as fórmulas básicas do Excel para complementar o seu conhecimento.

Somase

A função Somase do programa é utilizada quando é necessário realizar uma soma que possui critérios pré-determinados pelo usuário. É preciso segmentar as informações contidas no arquivo para que ela funcione corretamente.

Após cumprida a separação de informações, é só digitar em uma célula vazia a seguinte fórmula: =SOMASE e o intervalo de células que você deseja pesquisar (A2:A15, por exemplo). Depois, digite o critério utilizado para segmentar as informações desejadas e o intervalo de soma, ou seja, as informações que você precisa somar (B1:B9, por exemplo). Um exemplo de aplicação da ferramenta é contar o número de funcionários que trabalham em determinada área da empresa.

SE

O SE é utilizado para estabelecer parâmetros lógicos e comparações entre determinados valores aplicados na planilha em questão. Essa função se assemelha ao código “if”, usado por programadores. Por meio do SE, é possível realizar diversas vertentes para identificar informações presentes na planilha. Uma das opções possíveis é checar se os juros aplicados nos produtos estão ultrapassando o limite imposto ou não. Se você deseja aprender detalhadamente a respeito da função SE, aqui você encontra a explicação completa da ferramenta.

Média

O uso de média é muito grande tanto no mercado de trabalho quanto no cotidiano pessoal das pessoas. Dentro do programa existem quatro formas de utilizar o recurso. Para calcular a média de um determinado número de células, é preciso apenas escrever a fórmula =MÉDIA, então colocar a célula inicial, dois pontos “:” e a célula final do intervalo de que se deseja calcular a média. A média pode ser usada para diferentes finalidades, e um exemplo delas é a média de gastos que a empresa possui mensalmente.

Procv

Tal fórmula tem como função a pesquisa de dados na vertical, ou seja, por meio de colunas. A principal função do Procv é interligar informações contidas na coluna desejada evitando a duplicidade de informações ou até mesmo erros de digitação, comuns quando se trata de planilhas que possuem muitos dados.

A aplicação da função acontece a partir da fórmula =PROCV, quando você digita o valor que deseja pesquisar, depois o intervalo, o número da coluna no intervalo contendo o valor de retorno e a correspondência exata ou correspondência aproximada, indicado como 0/FALSO ou 1/VERDADEIRO.

A principal dica para o uso dessa ferramenta é organizar os dados de forma que o valor pesquisado esteja à esquerda do valor retornado desejado. Quando mais de uma pessoa tem acesso a uma determinada planilha, maiores são as chances de ela conter informações repetidas. Ao utilizar essa função, é possível identificar os erros e repará-los.

Cont.Núm

A Cont.Núm nada mais é do que a contagem de números presentes nas células. É umas das diversas funções que torna o Excel um programa facilitador do dia a dia dos negócios. Para utilizar essa ferramenta de que o programa dispõe, é preciso apenas digitar =CONT.NÚM na célula inicial (A1, por exemplo), depois dois pontos “:” e a célula final.

É uma fórmula simples, mas que facilita muito o trabalho e economiza tempo procurando e somando os números presentes na tabela. A função Cont.Núm pode ser utilizada para calcular a quantidade de gastos que uma empresa teve em um determinado mês.

Cont.Valores

A função Cont.Valores, assim como a Cont.Núm, tem como objetivo contar. A diferença entre as duas ferramentas é que nesta são contadas todas as informações presentes nas células, ou seja, informações apresentadas como texto também são adicionadas à conta. Se você quer saber o número de pessoas em uma determinada lista, essa é a função ideal. A partir da fórmula =CONT.VALORES, colocando a célula inicial, dois pontos “:” e a célula final, você pode obter tais resultados.

Cont.SE

O Excel possui diversas ferramentas de contagens, e a terceira delas é o Cont.SE. Essa função é utilizada para contar informações específicas determinadas pelo usuário, ou seja, você pode contar um número de células seguindo o critério necessário para melhorar a organização ou obtenção dos seus resultados.

A fórmula é baseada nas seguintes informações:=CONT.SE, o intervalo de colunas ou linhas a ser seguido separado por “:” e a segmentação requerida, como por exemplo “funcionários” separado por ponto e vírgula “;”. Exemplo: =CONT.SE(A1:A20;Funcionários), podendo separar o número de trabalhadores dentro da empresa que são terceirizados ou não.

Achou que nossas dicas foram úteis para você? No nosso blog, temos um post sobre por que o Excel é tão importante no mercado de trabalho. Confira!

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça o curso de Excel da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu