Como fazer um organograma no Excel

O Excel é um programa versátil e muito útil no mercado de trabalho. Com ele, você poderá trabalhar dados, planilhas e gráficos de forma simples. No post de hoje, a Microlins ensina a criar um organograma, ou seja, um gráfico da estrutura hierárquica de uma organização, com a ferramenta SmartArt, oferecida pelo Excel. Confira o passo a passo:

1 – Para uma melhor exibição do organograma, o ideal é ocultar as Linhas de Grade e deixar o fundo em branco. Para isso, vá na guia “Exibir” e desmarque a caixa “Linhas de Grade”.

2 – Em seguida, para inserir o SmartArt, vá na guia “Inserir” e encontre o símbolo da ferramenta como na imagem abaixo.

3 – Serão abertas as opções de elementos gráficos. Clique em “Hierarquia”, depois escolha o modelo que melhor se adapta às suas necessidades e clique em “OK”. Neste exemplo, foi usado o formato em círculos.

4 – Será inserido um modelo básico. Para inserir novas formas, clique em “Design” e depois em “Adicionar Forma” para escolher a opção que deseja.

5 – Após definir a quantidade e posição das formas como preferir, é hora de inserir imagens. Para isso, clique sobre o símbolo dentro da forma.

6 – Será aberta uma janela para buscar as fotos na internet ou no computador. Para encontrar uma imagem salva em seus arquivos, clique em “Procurar”.

7 – Após inserir as imagens, você poderá editar o texto dos cargos. Basta clicar duas vezes sobre a palavra “Texto” e digitar o que deseja.

8 – Após inserir o texto, a edição de fonte, cor, estilização e tamanho podem ser definidos selecionando o texto e clicando nas opções da “Página Inicial”.

Pronto, seu organograma estará pronto de acordo com as informações que você inseriu e editou. Confira o resultado:

Quer descobrir como trabalhar outras ferramentas do Excel de um jeito simples e prático? Fique de olho nos posts sobre o programa no blog da Microlins.

E se você quer estar totalmente preparado para o mercado de trabalho, dominando tudo o que o programa pode oferecer, conheça o curso de Excel Avançado da Microlins e comece agora mesmo a construir uma carreira de sucesso.