:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

28 de fevereiro de 2019 • 12h14 • atualizada 28 de fevereiro de 2019
Informática para a melhor idade: entenda os benefícios

Informática para a melhor idade: entenda os benefícios

Informática

De 2012 a 2017, o Brasil viu sua população de idosos crescer 18%. A melhora dos índices de qualidade de vida faz as pessoas chegarem à terceira idade com mais saúde. No entanto, é preciso integrá-los à realidade atual, o que passa muito pela educação tecnológica. A inclusão digital é um processo muito importante para os idosos, trazendo diversos benefícios para esse grupo. Veja alguns deles:

Sensação de pertencimento ao mundo

O mundo passou por grandes transformações nos últimos 50 anos, e a realidade em que os idosos cresceram difere muito da atual. Esse contraste pode ser responsável por causar uma certa sensação de distanciamento nas pessoas com mais idade, visto que elas se veem “por fora” do que acontece atualmente. A educação digital contribui para trazê-los para perto e fazer a terceira idade se sentir pertencente à época em que está vivendo.

Não ter dificuldades em outros locais

A sensação de distanciamento do mundo atual reflete na dificuldade em lidar com a tecnologia em espaços como bancos, shoppings ou supermercados, o que pode até mesmo baixar o ânimo dos idosos para saírem nas ruas. A instrução digital ajuda a deixá-los mais próximos dos equipamentos eletrônicos, diminuindo a timidez na hora de utilizar o caixa eletrônico ou no momento de fazer um pedido através dos sistemas de autoatendimento dos restaurantes.

Interação com as pessoas

A inclusão digital contribui também para um processo de socialização dos idosos, que graças aos aplicativos de mensagens, conseguem manter contato com filhos, netos e outros familiares. Através das redes sociais ou de outras plataformas, como fóruns on-line, eles podem encontrar grupos de pessoas com interesses semelhantes e fazer novos amigos. Além disso, o próprio curso de informática é um momento de encontro para a troca de experiências.

Acesso à informação

Utilizando a internet, o idoso consegue acessar portais de notícias e conferir o que acontece no mundo em tempo real, mantendo-se atualizado e por dentro das novidades em diversas áreas. Além disso, é possível buscar informações que o auxiliem no próprio processo de envelhecimento, contribuindo para uma busca por qualidade de vida através de blogs, páginas de redes sociais e canais do YouTube que tratam do assunto.

Aumento das atividades cerebrais

A consequente diminuição das capacidades cognitivas causada pela idade não deve ser um fator impeditivo para a educação digital do idoso. Uma série de estudos já demonstraram como a computação traz melhoras consideráveis nas áreas do cérebro responsáveis pela linguagem, capacidade de leitura e memória. Portanto, com a ajuda de um curso criado justamente para o ensino da informática aos mais velhos - que respeite todas as características dos alunos -, é completamente possível aprender a utilizar o computador mesmo com mais de 60 anos!

Aprender algo novo diariamente

Com o curso de informática, o idoso estará continuamente desenvolvendo novos aprendizados que o ajudam a lidar melhor com o computador. Se tomarem gosto pela área, as pessoas ainda podem ir além e iniciar uma série de estudos sobre a tecnologia, aprendendo a programar ou até mesmo se tornando um criador de conteúdo para o YouTube!

Que tal conhecer o curso de informática para a melhor idade da Microlins? Acesse o link abaixo e confira:

Curso Melhor Idade Conectada

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu