:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

25 de março de 2020 • 09h30 • atualizada 25 de março de 2020
Sistemas operacionais: as diferenças entre Linux e Windows

Sistemas operacionais: as diferenças entre Linux e Windows

Informática

Você já deve ter ouvido falar, pelo menos uma vez, sobre os sistemas operacionais Linux e Windows, não é mesmo? Mas qual será o melhor? Se para você eles são iguais, fique conosco neste texto, pois te mostraremos as diferenças entre dois dos sistemas operacionais mais usados no mundo.

Permissão para uso

A primeira diferença aparece logo de cara, quando se quer ter o sistema operacional. Para ter o Windows, criado pela Microsoft, é preciso comprar a licença, que dá o direito de usá-lo em apenas um computador. Já o Linux é menos burocrático e permite o downloade a instalação gratuitos em quantas máquinas o usuário quiser.

Público alvo 

Em sua criação, o Windows era focado no público profissional. Ele foi feito para oferecer serviços que facilitassem a vida de uma grande empresa. Como consequência disso, a gigante IBM foi uma das primeiras a adotar o sistema operacional. Pouco tempo depois, a Microsoft também quis atingir o público pessoal, ou seja, os usuários comuns de computadores. A marca se popularizou e até hoje figura entre as mais usadas no mundo. 

O Linux foi criado para atingir um público mais específico, o dos desenvolvedores. Por esse motivo ele não é tão popular quando o concorrente Windows.

Código fonte

Pelo fato de ser feito para desenvolvedores, o Linux possibilita que qualquer usuário tenha acesso e altere o código fonte, dando a liberdade para que ele crie novas funções e personalize o sistema operacional da maneira como deseja. Já o Windows possui o código fonte bloqueado aos usuários, portanto não há como alterar nada. Ele só pode ser modificado pela própria Microsoft.

Programas

Os programas de computador são elaborados para, no mínimo, funcionarem em máquinas que possuem o Windows como sistema operacional, diferente do Linux, que enfrenta o problema de não ter todos os programas disponíveis para computadores com seu sistema operacional, limitando o usuário a uma quantidade reduzida de possibilidades.

Deu problema?

Se o seu Windows tiver qualquer tipo de problema, basta uma consulta on-line rápida para achar o suporte da Microsoft e resolver a questão. Por ter o código fonte fechado, não há variações na solução dos problemas. Já para o usuário do Linux, as respostas serão encontradas nos fóruns de discussão de usuários, uma vez que há modificações feitas por eles mesmos. 

Usabilidade

A usabilidade do Windows é mais simples e o usuário consegue explorar tudo sozinho sem dificuldades. O Linux possui diversos estilos de plataformas, então é preciso encontrar aquela com que o usuário mais se identifica para fazer o downloade usar.

Existem muitas diferenças em relação à maneira de executar diversas funções nos sistemas operacionais Linux e Windows. Agora nós queremos saber qual você prefere usar. Comente aqui em baixo.

E não se esqueça de conferir os outros textos que estão no blog da Microlins.

O que é preciso saber para fazer um aplicativo?

4 serviços do Google para aumentar sua produtividade

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu