:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

02 de julho de 2018 • 10h44 • atualizada 02 de julho de 2018
Quanto tempo demora para aprender inglês?

Quanto tempo demora para aprender inglês?

Inglês

Pela internet afora é possível encontrar cursos com a promessa milagrosa de ensinar inglês muito rápido, até mesmo em semanas! Por outro lado, especialistas defendem que a construção do aprendizado da língua precisa de anos de estudo. E então, o que pensar? Para te ajudar, nós trazemos alguns pontos importantes que devem ser considerados na hora de responder a esse questionamento tão presente na cabeça dos estudantes do idioma.

O que é aprender inglês?

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que cada aluno possui propósitos diferentes, o que resulta em tempos de aprendizado também diversos. Alguns buscam construir o vocabulário necessário para uma viagem internacional, outros desejam aprender o básico para reuniões de trabalho, por exemplo. A duração dos estudos varia de acordo com cada objetivo, sendo impossível fazer uma previsão exata.

O que é fluência?

O objetivo maior de muitos que começam a estudar é conquistar a fluência no idioma, um conceito amplo, mas que pode ser relacionado a um completo domínio da língua em todas as suas habilidades, como o reading, o listening e o speaking. Uma pessoa fluente é capaz de escrever um texto, conversar com um amigo ou fazer uma apresentação de trabalho inteiramente na língua inglesa, tudo sem grandes erros de gramática ou pausas na fala por falta de vocabulário.

Tipo de estudos

É importante levar em conta como o aluno está estudando. Um curso de inglês é criado com o pensamento de trazer uma melhora gradual, mas efetiva. Os módulos respeitam os diferentes níveis do aprendizado e procuram criar bases firmes de conhecimento, que não são esquecidas da noite para o dia. Algumas pessoas preferem estudar por conta própria, sem o acompanhamento de professores. O tempo para ver os resultados pode ser diferente entre os dois casos, bem como a fixação eficiente do conteúdo.

Outros fatores

Há outras condições que interferem consideravelmente na velocidade em que o aluno consegue evoluir no seu aprendizado do inglês:

Facilidade ou dificuldade

Certas pessoas possuem uma predisposição para aprender idiomas com mais facilidade. Para outras, esse processo é bem mais demorado. Isso ajuda a explicar casos em que alunos mantêm a mesma frequência de estudos, mas demonstram níveis de aprendizado diferentes.

Contato diário com o idioma

Você só aprende de fato uma língua quando ela começa a fazer parte do seu dia a dia. É preciso que o idioma esteja ao seu redor, seja assistindo a filmes e séries sem legenda ou mudando a linguagem padrão do smartphone, por exemplo. Quanto mais o inglês estiver presente na sua vida, mais rápido tende a ser o aprendizado.  

Prática

Falar inglês é essencial para melhorar a pronúncia e o entendimento do ritmo do idioma. Escrever te ajuda a aprender o funcionamento dos verbos e a organização das frases. Portanto, com a prática do idioma, o seu nível tende a subir mais rápido.

Morar fora do país

Passar um tempo em outro país, falando apenas em inglês, pode acelerar muito o aprendizado do idioma. Participar de um intercâmbio coloca a língua inglesa na sua rotina de uma maneira muito intensa, tornando a prática contínua. Por isso, é possível encontrar casos de pessoas que se mudaram e em poucos meses conseguiram se tornar fluentes.

Conclusão

É impossível falar com precisão o tempo em que a pessoa conseguirá aprender inglês. Há diferenças de objetivos, focos e disponibilidade de estudos. Tudo isso influenciará no processo, fazendo-o durar meses ou anos. O ideal é não se preocupar e estudar com muita dedicação, colocando o idioma na sua rotina e frequentando as aulas. Com força de vontade, é possível aprender de maneira eficiente e em um prazo que seja confortável para você.

Para te ajudar na missão de se tornar fluente em inglês, nós separamos algumas publicações que vão te ajudar a praticar o idioma. Acesse:

Inglês para iniciantes: as frases mais usadas

Aprendendo modal verbs

Você sabe o que são as linking words?

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu