Tempos verbais em inglês: present perfect

Um dos tempos verbais que mais provoca dúvidas no inglês é o present perfect. São muitos os usos dele, e para você entender quando utilizá-lo, o melhor mesmo é estudar bastante para se acostumar e falar de maneira natural. Para te ajudar, nós separamos alguns tópicos para responder às questões principais e te incentivar a seguir firme nos estudos.

Visão geral

O que torna o presentperfect diferente de outros tempos verbais é o fato de não haver um correspondente no português, impossibilitando o hábito de traduzir a frase antes de falar. Por isso, você precisa mesmo entender como ele funciona diretamente no inglês.

Na língua portuguesa, nós temos três tempos bem definidos: passado, presente e futuro. O presentperfect bagunça nossa concepção por se configurar como algo entre o passado e o presente, possuindo uma ligação com os dois.

Estrutura

A forma do presentperfect é a seguinte:

Subject + have/has + past participle

O pastparticiple dos verbos regulares é formado com a terminação –ed. Já com os verbos irregulares, é preciso aprender a forma de cada um deles. Veja os exemplos:

I have done my homework.Eu fiz meu dever de casa.

She has worked.Ela trabalhou.

Você pode usar também a forma contraída do verbo, conforme o exemplo:

I've done my homework.Eu fiz meu dever de casa.

She's worked. Ela trabalhou.

A forma negativa é feita conforme os exemplos:

I have not done my homework. – Eu não fiz meu dever de casa.

I haven't done my homework.Eu não fiz meu dever de casa.

She has not worked. Ela não trabalhou.

She hasn't worked.Ela não trabalhou.

Quando usar o present perfect

Não é possível definir uma regra geral que explique totalmente a utilização do presentperfect. Uma compreensão total dos seus sentidos só vem com muito treino. Para te ajudar, separamos alguns casos que pedem essa terminação verbal:

  1. Utilizamos o presentperfect para falar sobre ações que se iniciaram no passado e ainda se estendem para o presente, como em:

I've studied here since 2008.Eu estudo aqui desde 2008.

I've worked as a designer for a long time. Eu trabalho como designer há um bom tempo.

  1. Podemos utilizar esse tempo verbal quando desejamos falar sobre algo que aconteceu no passado, mas ainda possui efeitos no presente, como:

I've lost my keys!Eu perdi minhas chaves!

A frase acima é um ótimo exemplo para entendermos como o presentperfect depende do contexto da frase e não deve ser visto isoladamente. Neste caso, refere-se a uma pessoa que perdeu as chaves, mas ainda continua na busca enquanto fala, ou seja, com efeitos no presente. Vamos utilizar o pastsimple para comparar o sentido. Veja:

I lost my keys last week.Eu perdi minhas chaves semana passada.

Nesse caso, perder a chave é algo que aconteceu no passado (semana passada). O interlocutor não a procura mais, e é um caso encerrado.

  1. O presentperfect também é utilizado quando você precisa falar sobre algo que aconteceu no passado, mas você não sabe quando isso aconteceu ou não importa para o discurso. Essa falta de exatidão temporária pede o uso dessa forma verbal, conforme os exemplos:

I have been in Switzerland once.Eu estive na Suíça uma vez.

I've studied a lot. – Eu estudei muito.

Perceba que as ações aconteceram, mas não mencionamos quando. Vamos comparar novamente com o pastsimple:

I went to Switzerland last year. Eu estive na Suíça ano passado.

I studied a lot yesterday.Eu estudei muito ontem.

Pelas regras do inglês, o simple past exige uma demarcação exata de tempo, com uma ideia maior de finalização. Já o present perfect é utilizado quando não se tem essa exatidão ou ela nem mesmo importa.

  1. Quando você quer perguntar se algo já aconteceu alguma vez na vida da pessoa, sem a necessidade de precisar quando, pode usar o presentperfect com a palavra ever, como nos exemplos:

Have you ever traveled to Spain?Você já viajou para a Espanha?

Has she ever studied in Brazil?Ela já estudou no Brasil?

As respostas para as questões acima serão frases parecidas com o caso 3.

  1. Podemos usar o presentperfect para falar de ações que acabaram de acontecer, pouco antes do momento da fala. Veja os exemplos:

I've cut my finger!Cortei meu dedo!

Look, the police has arrested that guy.Olha, a polícia prendeu aquele cara.

Você também pode utilizar os advérbios just e already, conforme os exemplos:

I've just cut my finger!Eu acabei de cortar meu dedo.

I've already passed the money to you. Check your account.Eu já passei o dinheiro para você. Olhe sua conta.

O ideal é você aprender os exemplos principais e estudar bastante, assistindo a filmes, lendo e frequentando as aulas. Com o tempo, você se acostumará com esse tempo verbal e irá utilizá-lo de maneira natural, sem nem pensar!

Quer mais dicas de inglês? Então continue acompanhando o nosso blog:

<a href="https://www.microlins.com.br/noticias/ingles/voce-sabe-o-que-sa