5 truques para superar a falta de experiência profissional

O caminho para conquistar o primeiro emprego no mercado de trabalho pode ser cheio de desafios, seja um estágio, seja como trainee ou já em posição efetiva. Alguns obstáculos podem dificultar esse processo, como a desmotivação e a insegurança por ser sua primeira experiência profissional. Porém, você deve valorizar suas competências e habilidades adquiridas ao longo do seu aprendizado para encontrar o primeiro emprego.

Para dar a volta por cima da falta de experiência profissional, dê destaque a outras qualidades que os recrutadores podem analisar, como ter uma boa comunicação e outras experiências, como cursos de idiomas, intercâmbios e cursos complementares. Reunimos algumas dicas que podem te ajudar a dar bons passos para entrar no mercado de trabalho. Confira neste post!

Organize o seu currículo

A primeira dica é ter um currículo organizado. Siga um bom modelo com informações pessoais, formação acadêmica, idiomas, cursos realizados e características suas que você acha interessante destacar. Seu currículo não precisa estar em ordem cronológica. Dessa forma, a falta de experiência profissional não será tão destacada, mas sim suas habilidades para estar naquele cargo.

Destaque as experiências prévias...

Algumas vagas de começo de carreira podem exigir experiências anteriores, mas que sejam de acordo com os níveis de carreira. Um exemplo compreensível são as vagas para estagiários que requisitem experiência de estágios em outros lugares, assim como as vagas de assistente para aqueles que já fizeram estágio. é importante lembrar que algumas empresas iniciantes oferecem oportunidades para os alunos ainda na faculdade, mas elas não contam como experiências profissionais, mesmo que ofereçam benefícios diários.

…e as experiências extracurriculares

Atualmente, as vivências que se diferenciam do clichê (curso superior, estágios, curso de inglês ou espanhol…) são muito valorizadas nos recrutamentos. Experiências como intercâmbios, esportes e trabalhos voluntários são ótimas para agregar valor ao currículo e à conversa na entrevista de emprego. Invista o seu tempo livre em causas sociais ou empresas que oferecem essa oportunidade, assim você se desenvolve como pessoa e em novas habilidades que podem ser peças-chaves no seu currículo, além de mostrar que você gosta de trabalhar em equipe e se envolver com novos desafios.

Saiba se comunicar

é essencial o candidato ter um conhecimento claro e coeso sobre o seu perfil para ter sucesso no momento da entrevista. Use um vocabulário apropriado e saiba contar o que é pedido com uma sequência. Durante as entrevistas, devido ao nervosismo, é comum as pessoas se confundirem com o tempo dos fatos e assim perderem a linha de raciocínio. Entre os recrutadores das empresas, essa situação é um ponto negativo.

Mantenha contatos e os estudos

Durante a faculdade, crie um bom relacionamento com os seus colegas de classe e professores, seja dedicado aos estudos e compareça aos eventos de vagas de trabalho voltados para estudantes. Eles podem ser a porta de entrada para o mercado, além de você compreender as exigências das empresas.

Os estudos também são uma ótima aposta para se desenvolver na carreira, como novos idiomas, cursos on-line gratuitos ou cursos de extensão. Seguir com os estudos mostra que você tem vontade de aprender coisas novas e que agreguem algo à sua vida e à empresa também.

Um último conselho, e não menos importante, é sempre procurar por oportunidades que abrem portas nas empresas que combinam com você, não importa se o cargo (ainda) não é o dos sonhos. é seu primeiro emprego, e é importante viver a experiência de estar no mercado de trabalho adquirindo conhecimento e se adaptando a essa rotina. Demonstre o seu interesse em crescer dentro e com a companhia!

Quer saber mais sobre como ingressar no mercado de trabalho? Veja outros posts sobre o assunto no nosso blog:

Como abordar recrutadores

Como se candidatar a empregos em outras cidades

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.