7 perguntas prováveis em entrevistas de emprego

Para destacar-se entre os demais candidatos em um processo seletivo, é importante que você saiba explicar bem sobre o que tem conhecimento, suas experiências e até mesmo sobre sua personalidade.

Quem confirma é o sócio da Search RH, Marcelo Braga. “Muitas vezes, podem entrar até mesmo questões pessoais, que mostram bastante sobre como a pessoa é de fato”, acrescenta. Portanto, é preciso refletir e treinar como irá se descrever no momento de questões como: “conte-me sobre você”, “quais são seus pontos fortes e fracos”, entre outras.

Perguntas específicas da área de atuação também são comuns. “Os profissionais devem estar preparados para responder questões pertinentes às suas áreas técnicas, que na verdade são até mais fáceis”, afirma Marcelo. “Em TI, por exemplo, segmento em que é comum trabalhar em parceria, é importante que o profissional diferencie suas responsabilidades nos projetos”, diz.

O especialista lista as questões que mais faz aos candidatos em entrevistas de emprego.

1. Qual foi sua contribuição para os projetos dos quais fez parte?

2. Como você se comporta em situações de pressão por resultados e prazos?

3. Provavelmente a empresa onde você trabalhou tenha uma área de desenvolvimento. Em quais aspectos ela trabalhou para o seu desenvolvimento?

4. E quais são pontos que você ainda pretende desenvolver?

5. Caso pudesse perguntar ao seu superior direto anterior, o que acredita que ele falaria sobre suas principais qualidades?

6. Qual foi a maior dificuldade que passou na vida? Como superou?

7. O que faria de diferente se pudesse retornar ao passado?