As 3 coisas que os recrutadores mais olham no seu currículo

Ao abrir um processo seletivo, os recrutadores recebem muitos currículos de candidatos que estão interessados na nova oportunidade. No entanto, em meio a tantos profissionais, é sempre fundamental entender quais são as informações que chamam a atenção dos analistas e ajudam você a fisgar o seu futuro empregador. Neste texto, você confere quais são as três coisas que mais chamam a atenção em um currículo. Acompanhe!

Informações-chave devem estar sempre claras

O site Love Mondays, portal que traz avaliações de empresas e vagas de emprego, pontua que a prévia de um currículo dura cerca de 30 segundos. Isso significa que, em um momento inicial, o recrutador terá pouco tempo para identificar se o seu currículo merece ser analisado com calma. Portanto, as suas informações mais importantes devem ser facilmente identificadas.

Na hora de elaborar o documento, lembre-se de dar destaque à sua ocupação atual, mantendo o cargo e a empresa na qual você está atuando visíveis. O mesmo vale para a sua trajetória acadêmica ou cursos livres. Deixe os nomes de instituições de renome sempre com destaque, já que essa característica pode saltar aos olhos do recrutador. Além disso, não se esqueça de deixar informações pessoais sempre claras, como a cidade de residência e link para o seu portfólio on-line.

Seja conciso e direto

Ao declarar o seu interesse por uma nova oportunidade no mercado de trabalho, lembre-se da importância de ser assertivo sobre as suas experiências profissionais e sua trajetória acadêmica. Durante um processo seletivo, os recrutadores costumam receber uma série de currículos com os mais variados perfis. Dessa maneira, eles buscam praticidade para compreender se você é ou não o candidato ideal para a vaga em questão.

Uma dica é evitar currículos muito extensos, com mais de duas páginas. Dê preferência em mencionar as suas últimas experiências profissionais e cargos ocupados, e cite apenas os cursos livres ou certificados que são relevantes para o cargo que você almeja. Ademais, é fundamental se apresentar de forma clara e direta, especificando também os seus objetivos profissionais.

Atenção à organização e à estética

Por fim, lembre-se de formular um currículo organizado, no qual as informações estão bem dispostas e seguem uma ordem coerente. é importante que os recrutadores tenham facilidade para encontrar aspectos relevantes da sua trajetória profissional, identificando rapidamente se você tem o perfil que está sendo buscado para a nova vaga. Lembre-se de que os analistas de RH não irão despender muito tempo para compreender o seu currículo; por isso, se o seu currículo for confuso, você será rapidamente desclassificado.

Ainda, é interessante dar atenção à estética do documento. Estabeleça tópicos e faça um currículo bem estruturado. Certifique-se de que ele pode ser lido com facilidade, evitando letras muito pequenas ou cores que podem comprometer a legibilidade. No caso de profissionais que atuam em áreas como design e comunicação, por exemplo, é possível aproveitar o currículo para expressar um pouco da sua criatividade e se destacar aos olhos do recrutador novamente.

A atenção e o cuidado ao elaborar o seu currículo podem ser os diferenciais para você se destacar no processo seletivo e conquistar a vaga dos seus sonhos! Aqui no blog, nós temos outros posts repletos de dicas para ajudar você a alavancar a sua carreira profissional:

Qual o melhor caminho para alcançar cargos mais altos?

Como abordar recrutadores

7 conhecimentos que vão te tornar um profissional mais valioso

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.